Powered By Blogger

domingo, 10 de dezembro de 2017

"Tempos de Paz" OU Uma Aula de Teatro no Cinema



Sempre quis assistir a esse filme, mesmo porque, havia comprado um livro que mostrava o seu roteiro, fotos, apresentações, e tudo sobre o filme.

Falo de " Tempos de Paz", do diretor Daniel Filho, baseado na peça Novas Diretrizes em Tempos de Paz, de Bosco Brasil.


O tempo, era o pós guerra, onde desembarcavam dezenas de navios vindos da Europa, com pessoas que queriam fugir do horror ocorrido na Europa com a segunda grande guerra.


No Brasil, ainda não havia novas diretrizes em tempos de paz, mas, já estava por sair, tanto é que os comunistas que estavam presos, foram todos soltos.

Segismundo ( Tony Ramos), braço direito de uma figura política importante e cumpridor de  atos , agora estava trabalhando na alfândega, no Rio, e parece ter um último caso antes desse acordo de paz.


Tratava-se do polonês Clausewitz ( Dan Stulbach), que vinha nesse navio, e falava português, estava todo animado e sorridente, não trazia bagagem e dizia-se agricultor. Até versos de Carlos Drummond de Andrade ele recitava.

Causou um pouco de estranheza aos oficiais isso tudo, já que o que procuravam ali eram nazistas, que seriam impedidos de entrar no Brasil, e esse senhor polonês foi levado ao Segismundo por Honório ( Ailton Graça).


Ficou por várias horas tentando justificar sua vinda ao Brasil e nada que Segismundo acreditasse nesse homem, como era agricultor sem uma marca nas mãos?

O tempo passava e o navio que seguiria para Ilhas Falklands estava para zarpar, e se o polonês não justificasse quem realmente era e oque pretendia aqui, ele seria deportado e seguiria com o navio.


Nem mesmo a história de Clarissa ( Louise Cardoso), a irmã de Segismundo , que fora salva pelo médico Dr Penna ( Daniel Filho), e posteriormente a atrocidade cometida por Segismundo com o próprio médico que salvou sua irmã ( cortou dedos e mãos ) e o colocou na prisão , não amenizavam Segismundo com o drama de Clausewitz.

No final, já não havendo mais o que fazer para que Segismundo assinasse o salvo conduto para o imigrante, ele fez uma aposta :

Se Clausewitz o fizesse chorar com as lembranças de suas memórias de guerra em 10 minutos, ele o liberaria da deportação.


Clausewitz até tentou contar algo de seu mentor, e mestre em português que foi morto pelos nazis, mas, vendo que não conseguia, partiu para o que realmente sabia fazer : ATUAR.

Clausewitz era na verdade ator de teatro, e com a guerra sabia que essa era uma profissão que não serviria no pós guerra no Brasil, por isso disse que era agricultor.


Os minutos que se seguem com a performance de Dan valem o filme . É uma aula de teatro para todos que gostam e que não gostam, tanto é que fez Segismundo que nunca havia entrado num teatro , chorasse e assim, conseguido o seu salvo conduto.

Depois, mais um pouco de interpretação agora para todos os funcionários da alfândega e assim os tempos de paz finalmente chegam ao Brasil.


Lembrando que Dan Stulbach tem muito a ver com a história . Ainda no elenco, Anselmo Vasconcelos, como João.

No final, vários são os homenageados, aqueles que vieram para o Brasil e fizeram história , como :
Anatol Rosenfeld , Berta Loran, Eric Rzepecki, Emeric Marcier, Eugem Szenkar, Frans Krajcberg,Friedrich Gustav Brieger, Fritz Feigl , Giogio Mortara,Jean Manzon, Nydia Lícia, Otello Zeloni,, Otto Maria Carpeaux, Paulo Ronai Ziembinski e muitos outros.

Valeu a pena !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário