Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

"Os Meninos Que Enganavam Nazistas" OU Mais Uma História Triste


Mais um filme que conta a tragédia vivida pelos judeus na segunda guerra mundial, que odiado pela Alemanha Hitlerista, eram dizimados do planeta .


Alguns, porém faziam de tudo para estarem vivos e poderem contar a sua tragédia anos depois, como foi o caso de Joseph Joffo, que em 1973, publicou o seu livro " Un Sac de Billes", e logo em 1975 já foi para o cinema, essa sua história, mas,dessa vez , a direção ficou a cargo de Christian Duguay, que nos mostra com Joseph e seu irmão Maurice escaparam da morte , no filme " Os Meninos Que Enganavam Nazistas".


Joseph ( Dorian le Clech) e Maurice ( Batyste Fleurial) eram os irmãos inseparáveis das brincadeiras com as bolas de gude, da escola, e também da barbearia do pai Roman ( Patrick Bruel), que com os outros 2 filhos maiores, já homens e sua mulher Anna ( Elsa Zylbertein) formavam uma linda família francesa, mas, de judeus, nessa época tão triste da nossa história.


Assim, quando os alemães invadiram a França, a família teve que se reinventar e se dividir para tentar ficarem juntos e vivos, sempre planejando antes o que fariam e onde iriam se encontrar.


Assim, Romam dá o projeto para os dois meninos se virarem pelas ruas e estradas francesas para escaparem dos nazis, sempre negando sua condição de judeu até a morte.


E assim, com muito carisma os dois fizeram muito bem as suas partes, que começou difícil na viagem de trem, mas, com a ajuda de um sacerdote conseguiram escapar.


Eles sempre se baseariam na mentira, diziam Argelinos, e uma vez presos, tiveram até que forjar documentos que  estudaram em uma escola primária em Argel.


A fotografia é muito bonita e as cenas de horror são raras, mas, o suficiente para nos lembrar o horror que foi viver nesse período lá na Europa.


Gostei dos meninos, gostei do filme, mesmo com a sensação de deja-vu, a que todos esses filmes já nos apresentam.


Valeu a pena !


Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário