Powered By Blogger

terça-feira, 28 de novembro de 2017

"Maresia" OU Vida de Gênio



Adorei esse filme, e depois fiquei pensando nele ainda quando acabara, de como a vida de um gênio, seja ele, pintor, escritor, escultor, enfim foi tumultuada mas muito rica em sentimento, vigor, paixão e outras fortes vertentes, que nós os reles  mortais acabamos por não os experimentar em sua totalidade.


Falo do filme "Maresia " de Marcos Guttmann, que foi baseado no romance  "Barco a Seco "de Rubens Figueiredo e tem o excelente Julio Andrade fazendo os papéis no passado e no presente.

Gaspar ( Julio Andrade) é um perito em autenticar obras verossímeis ou não e aficcionado por Emilio Vega, um pintor que foi morto há 50 anos.


Um certo dia, um misterioso velhinho, Inacio Cabrera( Pietro Mário) vai levar uma obra do referido pintor para avaliação do perito e com a negação de Gaspar, o velhinho acha um absurdo , pois diz que foi amigo do pintor e o conhecia perfeitamente , o que deixou Gaspar muito intrigado com essa história.


Emilio Vega (Julio Andrade) era um gênio, bonachão , que vivia no mar e em seus arredores, pintando seus quadros, e volta e meia tinha um amigo( Bruce Gomlevsky) e seu filho que lhe tirava alguns retratos e só.


Conheceu uma morena viúva( Mariana Nunes)que ficou com uma obra sua a troco de lulas e com ela se embolou, dando seus sinais de paixão e tesão em sua mórbida vida.

Dizem que morreu afogado, mas, a verdadeira razão ningúem sabe.


No escritório de Gaspar, trabalham uma senhora ( Vera Holtz) e seu filho ( Álamo Facó) , um desocupado que só reclama da vida .

O filme alterna passado com presente tão facilmente que você até se confunde, principalmente com o som das ondas do mar .


Nesse passado conhecemos um italiano ( Roberto Birindelli) que veio ao Brasil e se confrontou com Emilio Vega .

Valeu  muito a pena essa confrontação e esse jogo de flashback , assim como saber de como esses peritos em arte trabalham e a vida dos gênios .


Destaque para a fotografia , que tudo que evoca o mar fica muito bonito ! As cores da paleta , o beijo do pintor com a mulher viúva ...


Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário