Powered By Blogger

terça-feira, 28 de novembro de 2017

"Jonathan" OU Um Filho SEM Respostas



Escolhi esse filme alemão para assistir e gostei bastante, principalmente de sua fotografia que é espetacular!

Trata-se de "Jonathan" do diretor Piotr J. Lewandovski , que tem como pano de fundo uma linda casa, numa fazenda enorme , distante de tudo , e de todos.


Burghandt ( Andre Heinniche) é o dono da fazenda, viúvo e pai de Jonathan ( Jannis Niewohner), um jovem de 23 anos, que trabalha duro na fazenda do pai, trata do solo, dos animais, e ainda arruma tempo para fazer seus projetos pessoais , baseado em arte.

A missão principal de Jonathan não é essa, e sim cuidar do câncer de pele e suas metástases cerebrais que acometeram seu pai, que já não é mais o mesmo , que fazia as coisas de carpintaria e tudo mais em sua fazenda e precisa de cuidados intensos por causa da fraqueza causada pela quimio e radio que está fazendo.


Burghandt passa mal por várias vezes, sendo socorrido por Jonathan , que tem que chamar a ambulância para levá-lo ao hospital e estabilizá-lo.

Martha ( Barbara Auer) é irmã de Burghandt, mora na mesma fazenda ,mas não conversa com irmão já faz um bom tempo e não conta o motivo para Jonathan. Esse silêncio só será quebrado na última cena do filme .


Ao menos,vendo a dificuldade de Jonathan em cuidar do pai, Martha recomenda uma conhecida que já trabalhou em um hospício e tem experiência com doentes crônicos para ajudar nos cuidados do irmão.


Anka ( Julia Koschitz) vem com tudo e com personalidade dá conta do recado. Jonathan é que fica apaixonado pela moça e os dois começam a ter um belo romance, com cenas bem sensuais na floresta, na água , amenizando um pouco o universo dolorido de Jonathan.

A dor de Jonathan não para aí, pois até hoje o pai não contou como a sua mãe morreu e ele nem se lembra de como ela era, pois era muito criança.


O pai, sempre muito duro, ríspido, não aceita muito os carinhos e afagos do filho.

O contato com a natureza te deixa atônito, as borboletas, as flores, as teias de aranhas , tudo isso é captado pela câmera como se fizesse parte do filme como uma personagem .


A rotina da fazenda muda com a chegada de Ron ( Thomas Sarbacher), que a priori é banido por Martha .

Tempos depois, com a piora de Burghandt, a própria Martha vai chamar Ron e ele chega na fazenda como um estranho, causando algo diferente em Jonathan.


Ron e Burghandt eram amigos e ótimos nadadores no passado , quando competiam juntos , o que Burghandt guarda com grande estima .


O filme tem sua fase final , obviamente a mais quente, atormentada emocionalmente , e que te inquietará com muita certeza , principalmente com uma cena de sexo nada convencional.

Jonathan finalmente acaba sabendo a causa da morte da mãe . Burghandt chega ao seu final.


A vida tem um novo ciclo ...

Gostei muito ! Só a fotografia basta ! Mas a carga emocional com temas como doença crônica, segredos de família, mortes , briga entre irmãos e mais , também contribuem para uma boa discussão após .


Valeu a pena !

Eu recomendo ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário