Powered By Blogger

domingo, 26 de novembro de 2017

"Corpo Elétrico" OU Libertinagem TOTAL


Estava ansioso a assistir esse filme, e ei que de repente vejo que vai passar à meia noite no Canal Brasil.

É "Corpo Elétrico" do diretor Marcelo Caetano, filme muito aclamado pelos críticos e pela mídia que li.

Marcelo Caetano cita como influências o conto " Eu Canto o Corpo Elétrico " de Walt Whitman , assim como "Aqueles Dois " de Caio Fernando Abreu.


Então vamos lá!

Eu o defino como um zoológico humano, com uma diferença : Todas as pessoas são livres para fazer o que querem , a hora que querem , com quem querem , sem se preocuparem com o seu exterior .


E assim, numa fábrica de tecidos/roupas em São Paulo, várias pessoas trabalham diuturnamente , na mesma rotina para confeccionarem os mais diversos tipos de roupas.


E nessa fábrica estão : Elias ( Kelner Macêdo), um cara que veio da Paraíba, não tem raízes com seus pais e nem com sua família, e é um dos designers da confecção. Com ele muitos outros, como Wellington ( lucas Andrade), que além de negro é gay  e Fernando ( Welket Bunguê), um negro da Guiné Bissau, que veio em busca de trabalho no Brasil para poder mandar um dinheirinho para sua família na África. ( Achei super interessante a inclusão desse personagem no enredo).


Elias, é o personagem principal e adora o seu trabalho, como também de relacionar com outros homens , como Arthur ( Ronaldo Serruya), que é um pouco mais abastado no que se diz ao dinheiro , e que agora já são mais amigos que amantes, mas, mesmo assim, ainda transam.


Elias se dá bem com todos da fábrica e o que quer é se entrelaçar , sentir prazer , gozar, e faz isso também com Wellington, a bichinha do serviço , e também com suas amigas drags , como Linn da Quebrada e Márcia Pantera .


Elias, só quer a liberdade, não pensa no futuro, não pensa no dinheiro , só quer se divertir, sentir o presente , rir, beber, dançar e transar.


Os outros funcionários são apresentados na cena em que eles saem todos juntos da fábrica à procura de um lugar para se divertirem.

Aí tem  o cara que quer se casar, mesmo sendo bem novo, tem os que gostam de futebol, tem as mulheres que gostam de sambar e de um negro bem gostoso, como Fernando e assim vai ...


O filme parece ser realizado naquele momento , é bem verossímil com a realidade brasileira , com a grande maioria pobre ou classe média baixa da nossa população. Esse sim é o retrato do brasileiro, que nesse caso, não se preocupa em nenhum momento no que os outros vão dizer de seus comportamentos e orientações.


Corpo Elétrico é tudo isso e muito mais ...

Vale a pena assisti-lo !


Eu recomendo !



Nenhum comentário:

Postar um comentário