Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

"Pelo Malo" OU O Menino que Sonha em Alisar os cabelos



Tinha já há bastante tempo o desejo de assistir a esse filme venezuelano tão recomendado pela crítica e ganhador em um Festival em San Sebastian.


"Pelo Malo " da diretora Mariana Rondon conta a história de um menino de 9 anos , Junior ( Samuel Lange Zambrano) , mulato , com cabelos cacheados que sonha em alisar o seu cabelo e ficar parecido com os cantores famosos.


O problema é que sua mãe, a repressora, pobre, segurança desempregada, Marta ( Samantha Castillo), ficava bem de perto vigiando os passos do filho e de forma alguma permitia tal ação, já que achava que o menino já era afeminado , o levando inclusive várias vezes ao médico para ver se tinha problemas e não suportaria vendo alisando o seu cabelo e tornando ainda mais delicado .


Com uma bebê de colo ainda , Marta seguia sua sina em voltar para o emprego que fora despedida , tendo que pedir favor para as vizinhas do cortiço onde morava em Caracas para ir à luta e tentar recuperar o emprego.


Mas, sempre dava com a cara na porta, e o chefe ( Beto Benites )nunca a atendia .

Quando as vizinhas não ficavam com seus dois filhos, tinha que deixarem sua sogra Carmen ( Nelly Ramos ), mas não gostava, pois a mãe de seu marido que fora assassinado pelo gueto , bebia e era meio louca , inclusive sendo a favor de alisar o cabelo do menino e torná-lo um cantor famoso , mesmo sendo gay, assim ele fugiria do gueto e não correria o risco de ir para o mundo do crime e ser morto a posteriori.


Junior tinha uma amiguinha , filha de uma vizinha e os dois passavam juntos a maioria dos dias, enquanto Marta ia tentar recuperar o seu emprego.


As aulas iam começar e Junior tinha que tirar uma foto para colocar na carteirinha, mas, não tinha dinheiro para pagar. Sua amiga , sim, tirou inclusive como Miss Venezuela, pois lá ou se quer ser Miss ou  militar .

Junior também ficava com os olhos virados com a beleza do rapaz que era dono de uma venda onde ele ia comprar caixas de fósforos fiado, ganhando inclusive um abrigo do rapaz.


As tentativas do menino dia a dia alisar o cabelo são hilárias e ao mesmo tempo dolorosas, pela não aceitação de sua condição .

Maionese, óleo de fritura, e outros produtos foram tentados pelo garoto que cada dia tinha problemas com a mãe que não o aceitava.


O emprego só veio de volta com a venda do corpo para o chefe que lhe deu mais uma oportunidade .

Recomendo esse triste , mas realista filme , que mostra como estava o pais sul americano e que com certeza piorou muito em relação à pobreza, ao desemprego e à fome .

Valeu a pena !

"Pelo Malo" - Mariana Rondón

Nenhum comentário:

Postar um comentário