Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

"Paulina" OU Estupro de Uma Advogada em Missiones


Assisti ao filme " Paulina" do diretor argentino Santiago Mitre , que faz uma nova versão do mesmo filme lançado em 1960 naquele país.

O filme conta a história da advogada e com carreira promissora Paulina ( Dolores Fonzi) que voltou de Buenos Aires onde se formou e iniciou seus trabalhos para Posadas, sua cidade natal , e que fica em fronteiriça com Encarnacíon ( Paraguay ) e também com o Brasil. (Região que conheci e é exatamente assim, uma ponte separa Posadas/Argentina de Encarnacíon/Paraguay).


Assim, ela que tem um projeto social para trabalhar na área rural e dar aulas de política e ciências sociais para aquelas pessoas, abre mão de sua promissora carreira , mesmo contra todos os argumentos do pai ( Oscar Martinez).


Paulina tem um namorado, mas, que a relação com ele também não vai muito bem , e com seus ideias acima de tudo , começa o seu projeto na região de Misiones, na zona rural , tentando ensinar aos alunos o que é democracia , quais são as proposições dos direitos humanos e muito mais, porém vê que não é fácil lidar com essa turma , que é bem tinhosa e não está muito afim de aprender nada.


Paulina tem diversas discussões com o pai em torno desse intuito social , mas, se fortalece cada vez mais e faz uma grande amiga no projeto .

Numa certa noite, depois de beber muito vinho com a amiga local, Paulina pega a mobilete emprestada para voltar para casa , mas, no caminho é abordada por uma turma de adolescentes que a estupram sem dó nem piedade.


O autor do crime é Ciro que está com raiva de sua última ficante que o trocou por um brasileiro.

Ciro e sua patota talvez buscassem um outro alvo, a ex ficante , mas, foi com a professorinha portenha e elitista mesmo.


Paulina, que recebeu apoio do pai e teve muito preconceito quando foi dar queixas à polícia , segue um tempo afastada da escola , mas, quer logo regressar mesmo com o fato ocorrido e contra todos que pediam que largasse o projeto.

Agora, vai morar com a amiga que a acolheu e numa conversa com o namorado diz que sabia quem eram os seus estupradores, o que o deixa inconformado com a atitude da moça de não denunciá-los.


O pai fica sabendo e poe a polícia e a justiça no caso , A moça que queria resolver a sua maneira, foi obrigada a fazer o reconhecimento dos agressores.

Para Paulina, quando os envolvidos são pobres o judiciário não procura justiça, mas sim os culpados.


O diretor te obriga o tempo todo a se perguntar se Paulina age correta ou incorretamente. E você o que faria ?

Ótimo tema , ótimo filme.


Valeu a pena !

Eu recomendo !


"Paulina"- Santiago Mitre

Nenhum comentário:

Postar um comentário