Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

"Doutores da Alegria Ou Existe Alegria Mesmo em Momentos de Dor


Há muito tempo tenho o filme " Doutores da Alegria " em DVD em casa, e só agora, o peguei para assistir. Valeu a pena ! Pois assim, pude conhecer como esse projeto se iniciou, como é o trabalho de ator e o resultado que o mesmo proporciona.

Então, a história toda começa em Nova York, onde o ator Wellington Nogueira, muda-se para lá em busca de um trabalho na Broadway . Porém , em um belo dia, recebe um telefonema oferecendo para dar uma olhada em um trabalho de palhaço em um hospital local. Ele, a priori, não achou uma boa ideia, já que via o trabalho de palhaço como algo inferior.

O trabalho de " Doutores da Alegria " começou  exatamente em Nova York , coordenado pelo ator americano , Michael Christensen , e foi aí que Wellington Nogueira pôde conhecer  realmente como era e desde então se sensibilizou para o mesmo , aceitando o desafio.
Passado um tempo, seu pai, no Brasil, teve um AVC (derrame cerebral ) e ele teve que voltar. Ao chegar no hospital, conversando com seu pai, o mesmo disse que já tinha falado no hospital inteiro sobre o trabalho que seu filho fazia em Nova York com as crianças, e que eles gostariam de conhecer.


Wellington, ainda meio atordoado com o pai doente e no hospital, acabou aceitando fazer uma apresentação em um dia, mesmo seu pai tendo piorado e entrado em coma.

Fazendo sua maquiagem e se preparando para entrar em cena, Wellington, no seu interior pedi ao menos que esse crédito seja passado ao seu pai, o mentor  da ideia . Finalizada a apresentação, Wellington vai à UTI visitar o pai e o mesmo já estava sentado esperando o para contar tudo .


Assim, começa o trabalho dos " Doutores da Alegria " no Brasil , composto por vários atores que desenvolvem o papel de "Clown " em diversos hospitais com crianças já em fase terminal ou com doenças crônicas que estão no hospital com seus familiares.

É visível o resultado dos atores, que têm a porta dos quartos e seus batentes como a ferramenta e o cenário mais importante no trabalho dos "Doutores " , pois através dela é que tudo acontece no quarto de um enfermo, tanto para dentro quanto para fora. Como se fosse um divisor de acontecimentos , uma surpresa , toda vez que alguém entra ou sai da mesma .


Outro detalhe do trabalho  deles , é que tudo é feito com o consentimento da criança, já que ela é obrigada a aceitar todas as outras condições , como as de um médico, de uma enfermeira  e de outros profissionais da saúde que lá estão. Nesse caso, a criança  decide !

Os " Doutores da Alegria " trabalham com o improviso , não dá para pensar em algo pré determinado, eles usam de seus recursos do trabalho de ator para que a festa se concretize.


Eles se pintam ou maquiam ,se caracterizam, usam uniformes iguais aos dos médicos, levam objetos em seus bolsos que podem ser usados nas brincadeiras, contam estórias e quase sempre retornam para verem as mesmas crianças.


Assim,  assistir a esse documentário é acima de tudo uma aula de cidadania, é enxergar como mesmo em situações tristes da vida ( a doença de um filho, por exemplo ), podemos ter momentos alegres, que no caso, os " Doutores da Alegria " são os protagonistas. Você pode ter certeza de que irá assistir algo bom, de pessoas do bem e que querem fazer o bem e nos dias de hoje, isso faz uma grande diferença.

Parabéns aos " Doutores da Alegria !


" Doutores da Alegria " - Filme de Mara Mourão

Um comentário: