Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

"Saneamento Básico, O Filme" Ou O Monstro da Fossa


Quer assistir a um filme despretensioso, leve e com uma boa pitada de humor ? Se a resposta for sim , veja “ Saneamento Básico , O Filme “.


O diretor Jorge Furtado foi muito feliz na escolha  do elenco, pois todos estão muito bem, mas, para mim, Fernanda Torres dá um show de interpretação. Ela é muito engraçada, espirituosa e tem umas tiradas geniais. Além de Fernanda Torres , o filme conta também com Wagner Moura , Bruno Garcia , Camila Pitanga, Paulo José , Tonico Pereira , Lázaro Ramos , entre outros.


O longa conta a história de um povoado do interior do Rio Grande do Sul , com predomínio de famílias descendentes de italianos , que tem um sério e mal cheiroso problema: Uma fossa que há anos contamina as margens dessa população e que apesar de todos os esforços dos moradores em tentar encontrar uma solução junto à sub prefeitura local, nada é feito, com a mesma ressalva de sempre de que não há verba para a tal benfeitoria.


Um fato novo muda os rumos desse imbróglio , pois uma funcionária da sub prefeitura, contou que há uma verba do governo federal destinada para a área da cultura , diante a realização de um vídeo , ou curta metragem , no valor de 10 mil reais e que se não for realizado esse filme, o dinheiro deverá ser devolvido.


Foi aí, que os moradores tiveram a idéia de montar um filme de ficção de 10 minutos, para receber a tal verba e solucionar o problema que aflige a cidade. Essa é a parte mais engraçada do filme, a realização desse vídeo, com a colaboração de um grupo de amigos, sendo que até o figurino foi custeado por um patrocínio local , além de muita vontade para a realização do mesmo.  No final, ele é apresentado à população da cidade e considerado um grande sucesso.


Várias cenas são hilárias nessa montagem, além de participação muito boa de Tonico Pereira e Paulo José, principalmente nas cenas em que contracenam; as tiradas com relação à preservação ambiental, o aspecto político do tema e suas facetas mesmo em um povoado pequeno do interior.

A trilha sonora é belíssima e composta por “Piangi con Me “ ; “Io Che Amo Solo Te “ ; “Dentro AL Cinema “ ;” In Punto alla Mezzanote “ ; “ O Sole Mio “ ; “ La Dragona “ e “ Tarantella Scialusa “.


Destaque para o poema que a personagem Silene , “Camila Pitanga “ declama no filme :

... “ O cabelo faz do homem um ser misterioso que carrega na cabeça ,na parte do corpo que é mais nítida e mais marcada, uma coisa rebelde como um mar e confusa como uma floresta . Está quase fora do corpo, é uma espécie de jardim privado, onde o dono exerce à vontade sua fantasia e sua desordem.  È qualquer coisa que cresce e que transborda como se estivesse livre do domínio da alma .” ...
          
                                                                             Gustavo Corção

A fotografia, os locais de locação , o curta produzido , a fantasia do monstro , o vestido vermelho de Silene  e a micose de Joaquim ( Wagner Moura ) fazem de “ Saneamento Básico, O Filme , um bom motivo para passarmos 1 hora e 50 minutos de boa diversão.

Eu recomendo !


"Saneamento Básico, O Filme" - Jorge Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário