Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

"Jean Charles" Ou Vale a Pena Sair do seu País ?


O diretor Henrique Goldman , baseado em uma história real , mostrou a vida de " Jean Charles " e de muitos outros brasileiros que saem do Brasil para tentar a vida lá fora . Tudo isso por causa do acontecimento de 22 de julho de 2005 , onde um brasileiro simples , que ganhava a vida de eletricista, foi morto por engano pela Scotland Yard em Londres, confundido com um terrorista .


Assim , o filme mostra como vivia Jean Charles desde que foi a Londres , sua casa, seu trabalho, seus amigos , até o dia de sua morte, no metrô .
Selton Mello , com uma atuação perfeita , entra no personagem de Jean Charles de cabeça , Luis Miranda , com muita maestria e irreverência , faz o primo Alex , Vanessa Giácomo , a  Vivian e a própria prima de Jean , Patrícia Armani , vive o seu papel no filme .


O que achei de curioso , foi de que no início , é mostrado um Jean Charles ajudando todo mundo , seus primos , sendo muito simpático , amigo de todos os brasileiros , mas , que depois mostra uma faceta que até então  não conhecia , a de querer tirar vantagem , de ter um lucro fácil , agindo assim de forma errônea  e com isso , ganhando  vários inimigos, como o seu próprio patrão  e alguns amigos .


A casa pequena e apertada para os primos , a dificuldade de se começar a vida num país que não fala a sua língua , o preconceito das pessoas locais com relação aos estrangeiros , a ilegalidade, a luta por um visto permanente , a subsistência  e o sonho de uma vida melhor , tudo isso fica muito claro com o filme .
Destaque para a fotografia , através de  alguns pontos turísticos da belíssima Londres  , da atuação de Selton Mello e Luis Miranda  e da participação de Sidney Magal , fazendo um show em uma casa noturna de Londres .


Sempre espero sentir alguma coisa quando assisto a um filme , como rir, chorar , sentir medo , uma adrenalina , refletir , enfim , mas no caso desse filme , isso não aconteceu , infelizmente . Foi como se eu  tivesse assistindo a um documentário , que assim não poderíamos chamar por não ter retratado toda a verdade do caso e sim ter sido voltado à ficção .
De qualquer forma , para quem quer entender um pouco mais sobre o que aconteceu e como é a vida de um brasileiro fora de seu país ,e por que não refletir se vale ou não a pena  essa viagem  ,  assista a " Jean Charles ".

"Jean Charles " - Henrique Goldman

Nenhum comentário:

Postar um comentário