Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

"Contra Todos" Ou A Realidade Nua e Crua


Cada um por si e Deus CONTRA TODOS , frase bem conhecida e usada em diversas ocasiões no cotidiano, serve para dar o pontapé inicial no filme de Roberto Moreira, que faz sua estréia como diretor de longas.
“Contra Todos “ , conta a história de uma família mediana e aparentemente normal, que vive em um bairro da periferia de São Paulo, em uma casa também mediana, convivendo juntos Teodoro ( Giulio Lopes ), Soninha ( Silvia Lourenço ), sua filha do primeiro casamento e Cláudia (Leona Cavalli), sua atual mulher.


A convivência é recheada de acontecimentos baseados na mentira, traição, contravenção, no desejo e até mesmo no crime hediondo e frio.

Teodoro não vai nada bem no seu casamento com Claúdia , que o trai com o filho do açougueiro, que é morto na sequência. Não satisfeita com os acontecimentos e duvidando da autoria do marido para o crime ocorrido, Cláudia , sai de casa.


Soninha, a filha de Teodoro , é daquelas alheias a tudo e às coisas consideradas normais na sociedade. Gosta de um baseado, de ir e vir e porque não de muita sacanagem. E claro , não gosta da madrasta Cláudia .


Waldomiro( Aílton Graça ), parceiro e amigo de Teodoro, está sempre na casa e sempre muito perto de Cláudia e Soninha. Gosta de um baseado também, assim como o uso da cocaína e de matar.
Teodoro, por outro lado, apesar de matar, cheirar , tem uma faceta religiosa, participando de cultos e louvando em nome de Jesus. Mata sem o mínimo esforço e culpa. Se envolve com uma parceira do culto , ao mesmo tempo que é casado com Cláudia e após a saída de Cláudia de casa, pretende se casar com a parceira.



Entre outros fatos que entram no enredo e dão à trama um toque de filme de ação, o final é bem diferente e inusitado.

Destaque para Sílvia Lourenço que tem uma ótima interpretação fazendo a tresloucada Soninha.


“Contra Todos” , foi o vencedor do Silver Firebird Award for Young Cinema no Festival Internacional de Hong Kong em 2004.





"Contra Todos "- Roberto Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário