Powered By Blogger

sábado, 10 de dezembro de 2011

"Maria Bethânia " ou Circuito Cultural Banco do Brasil em Ribeirão Preto


O que falar quando assisto a um show da melhor cantora do Brasil ? Primeiramente, dizer que logo que os ingressos foram colocados à venda, já se esgotaram. Ou seja, dos 3 shows do Circuito Cultural Banco do Brasil , esse era o mais esperado e procurado. Via as pessoas com muitas expectativas e ansiosas antes da realização  do mesmo e com muita vontade  de ver de perto a sua cantora preferida . Num momento em que vivemos na singularidade , onde o lema maior é cada um  pra si , gostar de alguém , faz uma diferença muito grande .


 Maria Bethânia , subiu ao palco do Theatro Pedro II , de preto , com os pés descalços, seus cabelos soltos, enfim, emanando uma luz , que por si só iluminava a todos os cantos e balcões do teatro . Sua presença é muito forte , nos dá a sensação  de alguém importante , e claro , muito respeito. Nesse show , ela cantaria as canções do não tão menos importante, Chico Buarque , assim, teríamos dois prazeres: Um de ouvir as belas canções do Chico e o outro de ver a intérprete maria Bethânia .


 Com um set list primoroso, como " Rosa dos Ventos " ; " Baioque " ; " Maninha " ;" Roda Viva " ; " Cala a Boca , Bárbara " ; " Tira As Mãos de Mim " ;" Cálice " ; " Brejo da Cruz " ; " Gente Humilde " ;" Apesar de Você " ; " Gota D'Água " ; " Sonho Impossível " ; " Minha História " ; " Beatriz " ; " Terezinha " ;" Cotidiano " ; " Sem Açucar " ; " Valsinha " ;" João E Maria " ;"Quem Te Viu , Quem Te Vê  " ; " Noite dos Mascarados " ;" A Rita " ; " Olhos nos Olhos " ; " Samba e Amor " ;" Tatuagem " ;" Vida " ; "Olê ,Olá " ;" Sem Fantasia " ; " Todo o Sentimento " ;e o bis com " A Banda "; " Chico Buarque da Mangueira " ; "Não Existe Pecado ao Sul do Equador " , Bethânia nos encantou com sua voz clara e vigorosa , nos deixando a impressão  de que no reino tupiniquim, quem reina é ela.


 O cenário, favorecia a grande apresentação , com jogos de luzes e trocas de elementos cênicos a quase toda música . A cantora emanou muita simpatia aos seus fãs e parecia muito feliz em estar ali, naquele palco. O que sinto, na verdade , é que o poder de sua voz , contrasta com a leveza de seu sentimento, uma alma pueril. Seus movimentos , seu caminhar, seus pulos , fazem me lembrar uma criança que brinca alegremente no terreiro de casa . Assim, Maria Bethânia , uma deusa, diva brasileira  de corpo e alma , que não nos deixa esquecer de que pelo menos por uma noite, a música popular brasileira está viva e muito bem representada.


Sua presença , sua voz, seus textos e as poucas palavras me inspiram , assim como Hilda Hilst , que escreve :

" Que canto há de cantar o que perdura ?
   A sombra , o sonho, o labirinto , o caos
   A vertigem de ser, a asa , o grito ."

" Que canto há de cantar o indefinível ?
   O toque sem tocar , o  olhar sem ver
   A alma, o amor, entrelaçada dos indescritíveis. "


O teatro estava lotado  e o que se percebia pelos comentários ao final do show era de que todos estavam completamente satisfeitos com o que acabavam de assistir ,ouvir e sentir , a ponto de um amigo meu me ligar no dia seguinte, e me contar a seguinte história : " Você não acredita o que aconteceu logo após o show ! Eu conversei com um dos músicos de Bethânia , convidei-o para tomar uma cerveja em casa, ele já aceitou , chamou um outro músico e o mais emocionante de tudo, a Bethânia, também foi à minha casa ! Eu então, respondi , nossa que legal ! E ele , replicou : Queria que fosse verdade, mas eu sonhei !!!
Assim, entre sonhos e devaneios , o que ficou dessa noite memorável foi a verdade de MARIA BETHÂNIA , UMA DIVA DA MÚSICA BRASILEIRA !

 


"Cálice - Maria Bethânia  - Circuito Cultural Banco do Brasil

Um comentário:

  1. Muito bom! Bethânia realmente é a maior intérprete desse país. A sua capacidade, a sua luz, o seu magnetismo não terminam tão cedo.
    Beijos à Betha!!! Como sempre!!!
    Ps: "Sonho Seu","Sonho Meu", muito maneiro!!!

    ResponderExcluir