Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

" Radical - Ensinamentos de Um Professor " OU Os Desafios do Ensino Médio


 E assisti ao filme " Radical - Ensinamentos de Um Professor " de Christopher Zalla, que está disponível no Globoplay, filme que eu já tinha em minha lista há mais de ano para assistir devido a recomendações de cinéfilos de um grupo que sigo.

E gostei sim.

Matamoros, México, e os alunos da escola primária Jose Urbina Lopez têm um dos desempenhos do México no exame anual.

A professora se afasta por licença maternidade e entra um novo professor : Sergio Juarez ( Eugenio Derbez), que mora com a esposa e têm um recém nascido.

Sergio já deu aula em várias escolas e sempre frustrado com o ensino praticado, com o mesmo programa e o desestímulo dos alunos.

Ele chega na escola com uma nova proposta. Nada de livro. Nada do programa diário. Ele coloca os alunos para pensarem, para questionarem, fazerem experiências e assim tornarem pessoas melhores.

A transformação que veio à conta gotas foi monstruosa de linda e claro, causou inveja em outros professores e incomodou o diretor da escola, que mesmo assim apostou no novo professor.

Como destaque ele tinha a aluna Paloma ( Jennifer Trejo) que tinha o desejo de ser astronauta, e pelas suas anotações e raciocínio rápido isso não seria muito distante, mesmo sendo filha de um catador de lixo, morar no lixão e em uma casa mais simples do que qualquer outra.

Temos também o Nico ( Danilo Guardiola), que nunca gostou de ir à escola, e mora com o irmão, mas está envolvido com o tráfico, e desde pequeno o fazem de mula. Só que com o novo professor e com Paloma, ele não se enxerga mais um ignorante e se vê com capacidade para pensar e criar coisas novas e interessantes.

E a Lupe ( Mia Fernanda Solis) que gostaria de aprender filosofia e lê vários livros sobre o assunto e agora questiona tudo, inclusive a sua vida, a de cuidar de seus irmãos pequenos, fazer comida, colocá-los para dormir, levá-los à escola, enquanto isso, sua mãe não para de engravidar e fica emprestada em casa.  

O México é realmente um país com muitas dificuldades sociais, muita pobreza, e assim entendemos esse desejo enorme que eles têm de cruzar a fronteira.

Muito bom. Valeu. Recomendo.

No Globoplay.


Nenhum comentário:

Postar um comentário