Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

" O Agente Secreto " OU Isto é Arte, Isto é Cinema !


E finalmente assisti ao filme que está fazendo sucesso no mundo todo e trazendo prêmios importantes demais para o nosso país.

Essa é a vez de " O Agente Secreto " de Kleber Mendonça Filho, que já ganhou melhor filme de língua estrangeira no Globo de Ouro e teve Wagner Moura como Melhor Ator em filme de Drama.

O filme:

Muito bem produzido, dirigido, com várias referências, ótima trilha e fotografia, todo repaginado à Recife dos anos 70, figurino impecável, elenco afiado, e uma boa história. E para os acadêmicos do cinema, um prato cheio com tanto cinema que Kleber Mendonça Filho traz no seu longa e apresenta ao mundo todo em uma linguagem simples e nostálgica. 

A história:

Marcelo ( Wagner Moura) professor universitário, volta a Recife para ver se finalmente encontra documentos de sua mãe.

Ele fica em um casarão administrado por Dona Sebastiana ( Tana Maria), que abriga outros companheiros na casa também.

Marcelo logo faz amizade com todos eles, que são de vários lugares com suas histórias cada uma de um jeito traumático digamos assim.

Marcelo começa a trabalhar no Instituto de Identificação por intermédio de Dona Sebastiana, e lá ele quer recuperar a identidade da mãe, conforme disse anteriormente.

O filme também traz todo o passado de Marcelo como professor em Universidade pública, suas dificuldades, o relacionamento com a companheira Fátima ( Alice Carvalho) que morreu, o filho Fernando que morava com o avô Sr. Alexandre ( Carlos Francisco), o projetista do cinema São Luís e também os últimos acontecimentos com o pessoal da direita que queria eliminar Marcelo.

O filme tem seus momentos de ação exatamente onde Marcelo está trabalhando atualmente, e também te joga para os dias atuais com pesquisa, investigação e relação com o passado de nosso país.

É esse intricamento de tempos e de temas que eleva o filme ao seu estrelato aliado a atuação de todo o seu elenco e a perfeita direção de Kleber Mendonça Filho. 

Uma obra prima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário