Olha se você tem que assistir a um filme sobre refugiados e que realmente te mostram como é que eles passam para ir de uma fronteira à outra, e tentar algo melhor na vida que não a guerra e a pobreza, escolha " Zona de Exclusão " de Agnieszka Holland que está disponível no LOOKE.
O filme retrata o desejo enorme dos refugiados sírios de passarem da fronteira de Belarus para a Polônia, entrarem na União Europeia e aí sim irem para o país que escolheram.
Só que não !
Nem Belarus e nem Polônia deixavam esses seres humanos entrarem em seus territórios por cinco minutos e assim eles eram jogados em uma zona de exclusão passando frio e fome a maior parte do tempo além da violência e desumanidade dos policiais fronteiriços de cada país que os tratavam como animais.
Olha, nunca assisti nada igual.
Nem mesmo com a ajuda dos ativistas poloneses tentando fazer com que eles consigam passar para o território polonês de forma clandestina, dando comida e sacos de dormir para protegerem do frio extremo, eles não conseguiam êxito algum.
E os ativistas, corriam o risco de serem presos se forem pegos nessa zona de exclusão fora de seu país.
Loucura e caos total.
E ainda temos gente aqui brigando por A ou B, fazendo menção a outro país ( lá, um país quer acabar com o outro, não tem trégua, é limite de território e pronto), e acabando com a saúde mental de muita gente.
Política é uma merda e antes disso, um jogo de cena, um teatro do absurdo, sim foi isso que vi entre esses dois países Belarus e Polônia brincando como se fosse com uma bola de meia com umas dezenas de pessoas refugiadas.
Assistam!
Nenhum comentário:
Postar um comentário