Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

" O Brutalista " OU Mais e Mais Concreto


 E vamos para o filme " O Brutalista " de  Brady Corbet, que foi o ganhador de 03 Oscar em 2025 : Melhor Ator, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Fotografia.

O filme nos traz a história e o translado do arquiteto Húngaro Laszlo ( Adrien Brody), que foge da Europa no período da 2ª Guerra Mundial de navio e chega aos EUA buscando o sonho de ser reconhecido, ter uma nova vida, prosperar e depois ter sua mulher e filha de volta constituindo uma família feliz.

Chegando lá, ele com a ajuda de colegas húngaros já moradores na Pensilvânia, o recepcionam e o colocam para viver em um quartinho para começar a vida.

Ele começa no negócio do amigo que tem uma loja de móveis, mas a situação não foi muito confortável, pois parece que a esposa dele não ia muito com a cara de Laszlo, e após um episódio isso foi a gota d'água para que Laszlo fosse despejado e tivesse que ir embora dali.

Ele vai para a Pensilvânia, atrás de um outro conhecido e começa uma nova vida.

Lá, ele é descoberto por um rico empresário, que o contrata para suas obras e finalmente ele vê a arquitetura prosperando em solo americano.

Melhor, sua mulher, mesmo em cadeira de rodas, vai ao seu encontro. Tudo perfeito?

Não, né!

O filme é todo dividido em capítulos e neles didaticamente o diretor mostra cada faceta do capitalismo e da exploração do imigrante mesmo com sua capacidade de construir belos edifícios e contribuir para o desenvolvimento das cidades americanas.

O filme está disponível na Prime Vídeo e claro, merece muito ser visto e ser analisado tanto no sentido da arquitetura com formação na Bauhaus de Laszlo quanto no sentido anti- semita e anti-migratório já existente nos EUA.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário