Powered By Blogger

terça-feira, 30 de setembro de 2025

"A Mistake " OU Como É Tratado Um Erro Médico no Hospital?


Outro filmaço é esse " A Mistake "escrito, dirigido e produzido por Christine Jeffs , baseado no romance homônimo de Carl Shuker, que está disponível no Prime Vídeo.

A experiente cirurgiã Elizabeth Taylor (Elizabeth Banks), a melhor do hospital, em uma cirurgia de rotina, uma laparoscopia, decide deixar seu novo residente, Richard Whitehead ( Richard Crouchley), terminar uma das incisões, só que ele acaba perfurando uma artéria importante, a paciente sangra muito e eles têm que abrir a barriga da paciente e fazer a ligadura rápida da artéria e fechar a parede. 

A paciente pela perda de sangue e o fato ocorrido vai para a UTI consciente, mas dias após acaba falecendo por sepse.


Agora, Elizabeth para proteger ela mesma e Richard  tem que dar uma boa explicação aos pais da moça e ao hospital sobre o caso.

O que vem a seguir no filme é todo o processo gerado a partir desse erro, com a direção do hospital, a equipe cirúrgica, o residente, e os pais da paciente.

Claro que a mais afetada é a cirurgiã, responsável pelo procedimento.


Uma intervenção médica e novos rumos farão com que Elizabeth tenha sérios problemas no hospital e em sua vida pessoal.

Tudo corre contra os seus princípios e convicções.


Excelente filme para discussão.

" Zona de Exclusão " OU O Melhor Filme sobre Refugiados


Olha se você tem que assistir a um filme sobre refugiados e que realmente te mostram como é que eles passam para ir de uma fronteira à outra, e tentar algo melhor na vida que não a guerra e a pobreza, escolha " Zona de Exclusão " de  Agnieszka Holland que está disponível no LOOKE.

O filme retrata o desejo enorme dos refugiados sírios de passarem da fronteira de Belarus para a Polônia, entrarem na União Europeia e aí sim irem para o país que escolheram.

Só que não !

Nem Belarus e nem Polônia deixavam esses seres humanos entrarem em seus territórios por cinco minutos e assim eles eram jogados em uma zona de exclusão passando frio e fome  a maior parte do tempo além da violência e desumanidade dos policiais fronteiriços de cada país que os tratavam como animais.

Olha, nunca assisti nada igual.

Nem mesmo com a ajuda dos ativistas poloneses tentando fazer com que eles consigam passar para o território polonês de forma clandestina, dando comida e sacos de dormir para protegerem do frio extremo, eles não conseguiam êxito algum.

E os ativistas, corriam o risco de serem presos se forem pegos nessa zona de exclusão fora de seu país.

Loucura e caos total.

E ainda temos gente aqui brigando por A ou B, fazendo menção a outro país ( lá, um país quer acabar com o outro, não tem trégua, é limite de território e pronto), e acabando com a saúde mental de muita gente.

Política é uma merda e antes disso, um jogo de cena, um teatro do absurdo, sim foi isso que vi entre esses dois países Belarus e Polônia brincando como se fosse com uma bola de meia com umas dezenas de pessoas refugiadas.

Assistam!

" Dr Semmelweiss " Ou Nos Anos de 1850 as Gestantes Morriam Pós parto


Eita filme bom esse " Dr Semmelweiss " dirigido por Lajos Koltai, e que está disponível no LOOKE.

Quer história, então vamos de história.

Em 1847, uma epidemia assola os hospitais em Viena, e em um deles, onde o médico húngaro, Dr Ignac Semmelweiss (Vecsei H. Miklós) trabalha vai de mal a pior, principalmente por se tratar de uma maternidade.

Todas as mães que iam dar à luz acabavam falecendo após o parto, assim como os seus bebês. Era um horror.

Apesar de humilhado e de todos os outros médicos de Viena terem preconceito dele por ser húngaro, ele tenta de todas as formas descobrir o que está causando essa febre puerperal e as mortes.

Parte de um simples pre suposto de lavar as mãos antes de qualquer procedimento, já que os mesmos médicos tinham contato com a substancia cadaverina, possível forma de contágio dessas pacientes.

Eles conseguiu por um tempo provar sua teoria, mas foi boicotado por um outro médico e isso o levou para o banco dos réus.

Dr Semmelweiss teve a ajuda de uma enfermeira e até o início de um romance com ela, mas descobriu que ela o traiu dando informações aos leões vienenses.

O médico húngaro não aguentou e mesmo saindo de cabeça erguida teve que ir embora de Viena.

Ótimo filme para estudantes de medicina, médicos em geral, e todos que gostam de uma boa história.

No LOOKE.



" Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente " OU Anos 80/90 e a AIDS no Brasil


 E mais uma boa estreia na HBOMAX:" Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente " , a minissérie tem direção de Marcelo Gomes e Carol Minêm.

Com músicas dos anos 80, vida dos anos 80, e os problemas dos anos 80, como vírus do HIV, um grupo de comissários de bordo é o foco dessa minissérie, que através da FlyBrasil, voa do Rio de Janeiro para Nova York.

Fernando ( Jhonny Massaro) e Léa ( Bruna Linzmeyer) fazem parte dessa empresa e aprontam em todos os trechos, além de trazerem muita muamba de Nova York para o Brasil para eles e os amigos e familiares.

Nando e Lea frequentam a boate Paradise, que tem show de travesti, e o Raul ( Ícaro Silva) que trabalha de faz tudo lá.

Na boate já podemos ver Pantera, uma travesti que fecha o show da casa com sintomas respiratórios e que precisa ir ao hospital pois está piorando.

Ao mesmo tempo, um cafetão casado que fica com outra travesti, chega em casa e vê a mulher costurando, que também tem uma tosse que não para de jeito nenhum.

Na aeronave, o comandante Barcelos ( Júlio Machado) passa as noites em Nova York com a aeromoça Lea.

No Rio, tem mulher e filho e é super família. Faz voos de paraglider e vai à praia com o filho que já leva namorada para casa.

A mãe de Fernando cobra uma namorada, e acha que o filho está na hora de ter um compromisso.

Ele, por outro lado, até tem , com um jogador de futebol famoso do campeonato carioca, Caio ( Igor Fernandez), que passa noites tórridas com ele na cama.

Os casos de AIDS começam a aparecer e depois de Pantera, Fernando é a próxima vítima. Mas ele decide continuar voando, tocar a vida, seguir o tratamento médico com a Dra Joana ( Hermila Guedes) e quem sabe se safar dessa maldita doença.


Mas como?

O AZT é lançado nos EUA e pode ser a salvação para os milhares de doentes de AIDS, mas o Brasil ainda ele não é liberado.

O que eles vão fazer?

Comprar o que podem lá e trazer contrabandeado para cá para se tratarem e terem uma sobrevida maior.

O problema?

A alfandega.

Bom, as primeiras vezes deram um jeito, mas depois o negócio foi ficando um babado, e perderam dinheiro, passaram o dia preso, e ficaram sem o AZT enquanto vários amigos e conhecidos morriam sem a medicação, inclusive o filho do próprio comandante Barcellos, Paka ( Matheus Costa) que teve um trágico fim ao  saber que estava infectado.

A minissérie é tão forte e os personagens tão intensos que não me sinto no direito de escrever muito e sim somente admirar essa superprodução.

Isso pra mim é Oscar !

Um serviço para todos aprenderem de como foi essa história nos anos 80 e 90 e como o governo tratou desse tema.

Parabéns demais para Bruna Linzemeyer, ela é foda demais como atriz e tudo que ela faz é verdade demais.

Preciso falar também da atriz Rita Assemany , que fez o papel da crente Sônia e que era casada com um homem que frequentava a boate Paradise e tinha um caso com Francesca ( Kika Sena) com quem se infectou com o vírus HIV e passou para a mulher.

Ela simplesmente dá um show de carisma e interpretação. Dá vontade de apertar de tão bonito o papel representado por ela. Show !



E as músicas !

Fullgas, Uma Noite e Meia, À Francesa e muitas outras e no capítulo final " What 's Love ? " d Haddaway pra fecha com chave de ouro e nos perguntar onde está o amor ? 

Lembrei demais de minha passagem no último ano de medicina no hospital universitário em Uberlândia onde os pacientes já com AIDS padeciam até a morte chegar.

Era simplesmente horrorosa a situação deles, muito sangue saindo pelos orifícios por baixa plaqueta, uma magreza extrema, fraqueza, cor amarronzada e só esperando a luz se apagar. Isso foi em 1992.

Que venham mais produções como essa com tanto poder e história, apesar de triste.

Na HBOMAX.




" Together " OU A Salvação Para os Problemas do Casal


 " Together " é um filme de boy horror dirigido por Michael Shanks.

Millie Wilson consegue um emprego como professora de inglês e se muda para o interior com seu namorado, o músico Tim Brassington, que está meio esquisito no quesito aproximação desde o recente falecimento dos pais.

 Pouco antes da mudança, Millie pede Tim em casamento em uma festa de despedida organizada por amigos, mas ele hesita em responder, deixando-a constrangida. Ele pede desculpas depois, mas ela fica preocupada.




 Enquanto caminhavam perto de sua nova casa, eles caíram em uma caverna subterrânea durante uma tempestade e decidiram acampar lá dentro durante uma noite.



 Tim bebe água de uma poça, mas Millie se recusa. Tim e Millie encontram suas pernas parcialmente presas, mas ignoram o incidente após se separarem.


Tim começa a vivenciar episódios em que se sente inexplicavelmente atraído fisicamente por Millie, o que soa meio contraditório pelo que ele estava sentindo dias atrás.

O colega de trabalho de Millie, Jamie McCabe, aparece em sua casa para recebê-los no bairro, e ela o convida para jantar.

O casal relata sua experiência na caverna, que Jamie explica que era uma igreja da Nova Era antes de desabar.

Tim tinha agendado um show com seus amigos antes de vir morar nessa cidadezinha e quer honrar seu compromisso. 

Millie deixa Tim na estação de trem, mas Tim vivencia outro episódio e se arrasta até o local de trabalho de Millie.



Millie e Tim fazem sexo, após o que seus órgãos genitais ficam presos. Depois que eles se forçaram dolorosamente a se separar, Jamie os vê.

Mais tarde, Millie visita a casa de Jamie para se desculpar e Jamie lhe oferece um pouco de água, que ela bebe.

Ela se abre sobre alguns dos problemas que ela e Tim enfrentam em seu relacionamento. Jamie a encorajou a não abandonar sua "outra metade", depois de relembrar seu relacionamento com seu marido aparentemente falecido.


Tim e Millie são sobrenaturalmente atraídos um para o outro, fazendo com que seus corpos se contorçam de maneiras não naturais até que seus braços se fundam ao som de " 2 Become 1 " de Spice Girls.

Naquele fim de semana, os pais de Millie chegam para uma visita e são recebidos por Millie e Tim fundidos, uma pessoa aparentemente normal ou não.

Terror e fantasia para quem gosta.

" Enemigos " OU Consequência do Bullying

 

Uma boa pedida foi esse filme "Enemigos", espanhol, dirigido por David Valero, que e está disponível no Prime Vídeo.

O longa narra a história de dois jovens, Chimo ( Christian Checa)  e El Rubio ( Hugo Welzel), que crescem como rivais em um mesmo bairro, marcados pela violência e pelo bullying que Chimo sofre diariamente de El Rubio sem chance de uma parada.

Chimo perde todas as suas chances como adolescente que quer iniciar uma vida pelas maldades ofertadas de El Rubio não o deixando evoluir como homem.

A família de Chimo já não aguenta mais tanta violência e perde também junto com o garoto.

Porém, em um futuro não tão distante, a vida traz a Chimo algo que ele não esperava: Ver o seu rival em uma cama de hospital e mais, tetraplégico por causa de um acidente automobilístico.

Chimo aos poucos chega em El Rubio, que hesita  em um primeiro instante, mas como não lhe sobrou amigos e apenas um pai alcóolatra e mais violento do que ele, pode ser que essa seja a sua luz no fim do túnel.

A possibilidade de perdão?

Uma amizade inesperada ?

Contra tudo e contra todos é o que a linha da vida tem para lhes oferecer.

Na Prime Vídeo.

" Azul de Niño" OU Ora Hóstia, Ora Biscoito


 Bom também o filme espanhol " Azul de Niño" de Raul Guardans que nos traz um triângulo amoroso diferente.

Natalia (Eva de Luis) é casada com Ernesto (Tony Corvillo) e há tempos ela deseja um filho.

Só que com o trabalho, com o stress e com as pouquíssimas relações sexuais que Ernesto tem com ela, já que ele se esquiva toda vez que ela o deseja, ela desconfia que ele tem uma amante.

Natália mexendo no telefone de seu marido descobre um número e marca um encontro em sua casa como se fora ela o Ernesto e a pessoa uma garota de programa.



Ao chegar ela se surpreende com um rapaz bem jovem e franzino, que se revela ser Daniel (Raul Guardans), o amante de Ernesto, além de ser garoto de programa.

Natália fica espantada com o que acaba de descobrir e não sabe o que fazer frente a frente com o rapaz.

Logo depois, ela recebe um telefonema do hospital dizendo que Ernesto estaria na UTI pós um infarto e ela corre para lá.


Aí é que o filme se enrola, pois sempre estarão a mulher e o amante no hospital esperando por notícias do amante e a troca dos dois não é muito convidativa para o expectador.

Assim, o que esperar depois que Ernesto finalmente saia da UTI ? Terá sequelas? Assumirá que é gay? Bissexual? Continuará casado com Natália? ou ficará finalmente com o seu boy?

" Ponyboi " OU Intersexualidade

 Uma boa surpresa para mim foi esse filme " Ponyboi " de Esteban Arango de 2024.

Ponyboi ( River Gallo ) trabalha em uma loja de conveniência, onde faz o serviço de delivery de seu corpo, e o seu cafetão, o dono da loja,Vinny (  Dylan O'Brien), além de levar homens escrotos para lá, também faz com que o tráfico de drogas ocorra ali e com a participação de Ponyboi.

Vinny namora Angel ( Victoria Pedretti), e no dia dos namorados quer fazer uma grande surpresa para ela: Jantar em um bom restaurante.

Acontece que algo dá errado na loja com um cliente e Ponyboi, que desesperada pega todo o dinheiro do tráfico e foge em busca de ajuda.

Aí vira o gato atrás do rato na busca desse dinheiro e de uma vingança pra Ponyboi.

Pelo que entendi Ponyboi é intersexo, e tem uma vagina, o que faz com que Vinny tenha um caso com ela e traia a sua namorada.

É claro que teremos no filme todos aqueles problemas que pessoas LGBTQIA+ sofrem e lutam diariamente, e Ponyboi é mais uma delas.

Um bom filme, valeu pela indicação nos sites que vi e que sigo.  

" Madame Durocher " OU A Primeira Parteira Certificada pela Academia Brasileira de Medicina

 Quando fui assistir ao filme " Madame Durocher"  pela primeira vez na HBOMAX ele estava sem legendas, e o início é todo falado em francês com diálogos da mãe com a filha.

Depois, o streaming resolveu o problema e assisti a um belo e interessante filme que se junta à história da medicina do Brasil.

Em 1816, uma menina chega com a mãe que tem uma loja de tecidos franceses, mas que devido à concorrência e ao período não deu certo.

Sua mãe acaba morrendo e Madame Durocher jovem precisa de aprender uma tarefa para iniciar sua vida. O que ela escolhe ?

O curso de parteira que pela primeira vez seria oferecido pela academia de medicina do Rio de janeiro para mulheres.

Não foi fácil ! O preconceito e a humilhação eram constantes, mas Madame Durocher seguiu em frente e se formou parteira com muito orgulho e prática clínica, já que com as doenças da época nem todos se aventuravam em colocar as mãos em pacientes deixando -as morrer de cólera e outras doenças infecto contagiosas.

Com o tempo, Madame Durocher além de indigentes e prostitutas atendeu até pessoas da Família Real Portuguesa, de tão conhecida e famosa que estava no Rio de Janeiro, o que causou uma revolta dos médicos que tentavam lhe tirar a paz.

Madame Durocher teve um filho, que se formou advogado, e ela também manteve a criada que cuidou dela quando criança, agora claro, liberta e recebendo salário.

Depois de mais um percalço na vida, Madame Durocher adoece, e o céu vai ficando mais perto para essa boa alma.

História interessante para os estudantes de enfermagem e medicina.

História interessante para todos.

Ah! O mais importante: Que bela atuação de Sandra Corveloni !

Na HBOMAX. 

" Bird " OU Um Anjo Pousou em uma Família Disfuncional


 Fazia tempo que eu começava a assistir o filme " Bird " de Andrea Arnold e não ia pra frente.

Agora, dessa vez disponível no MUBI, eu finalmente finalizei assistindo - o até o final.

Trata-se da viagem emocional e de tempo mesmo da personagem Bailey ( Nykiya Adams), que é extremamente identitária e independente apesar de seus 12 anos, mas que fica tomada quando fica sabendo que o seu pai Bug ( Barry Keoghan) vai se casar com sua nova namoradinha.

Bailey fica desolada e irritada com a situação, mas segue o seu dia, mesmo com as loucuras do pai de querer vender uma tal gosma do seu sapo para ganhar dinheiro com o barato extraído do bicho.

É todo mundo louco ali no bairro, tudo muito perigoso, pobre, crianças perdidas, pais disfuncionais e o caos do bairro mesmo ao ritmo do hip hop.

Der repente, Bailey conhece o misterioso Bird ( Franz Rogowski), que procura seus pais há anos e parece ter uma boa pista dessa vez. 

Bailey vai ajudá-lo e ir com ele na casa do possível pai. Essa ajuda trará uma conexão entre os dois bem marcante.

Em outra parte da trama o irmão de Bailey, também jovem engravidou a namorada de 14 anos e a família dela não queria o jovem por perto.

E assim ia se levando a vida por ali, entre toda essa confusão, e personagens, cada um com sua personalidade, Bird é um evento para se degustar.

Na MUBI. 

"O Conto dos Pescadores - A Maldição da Miringua " OU Pobres Peixes

 Vi esse filme no site que curto e sigo e que estava disponível no Prime Vídeo.

"O Conto dos Pescadores - A Maldição da Miringua " é um filme mexicano, que traz uma tradição local, uma lenda, onde a tal da Miringua, uma imagem de mulher demônio, quando aparece nas águas dos rios, os peixes morrem todos e a vida dos pescadores torna um inferno.

Ela também é responsável pelo desaparecimento e morte de alguns habitantes da vila segundo dizem os próprios pescadores.

Vamos ver o que acontece:

Na vila, duas meninas se engraçam, andam de barco juntas e sozinhas e acabam se acariciando.

Acontece que uma delas também se envolve com um garoto dono de uma das barcas,  e acaba até marcando casamento com ele.

Em uma outra família, uma rixa antiga, leva irmãos à brigas e até a morte por causa da Miringua.

Um outro pescador que vê o demônio e o inferno acontecer na sua frente é taxado como louco.

E assim, a lenda vai se fazendo presente.

E aqui no Brasil, quantas histórias desse tipo existem entre os pescadores?

No Prime Vídeo.

 

" Código Preto " OU Um Jogo de Espiões

 Assisti ao filme " Código Preto " de Steven Soderbergh, que está disponível na Prime Vídeo.

O filme já começa com uma missão para George ( Michael Fassbender), que tem que descobrir entre 5 na própria empresa quem é o traidor incluindo a sua própria mulher Kathryn ( Cate Blanchett).`

Para isso agenda um jantar em sua casa com os cinco: Ela, Clarissa ( Marisa Abela), Dr Zoe ( Naomie Harris), a psicóloga da empresa e da equipe, Freddie ( Tom Burke) e James ( Regé Jean Page).

O jantar começa a ficar perigoso e agressivo quando George lança um desafio em forma de brincadeira em que cada um tem que participar jogando o companheiro de mesa da direita no fogo.

Salve-se quem puder !

Os dias que se seguem, giram em torno de Kathryn, que tem saídas misteriosas e até uma viagem à Zurique.

George fica muito encanado.

Acontece que temos também o Dr Arthur ( Pierce Brosnan) que ronda a empresa e tem algumas conexões.

Um jogo de gato e rato.

Teve até gente com infarto e morrendo.

Ver pra crer e descobrir o enigma.

Na PrimeVídeo.

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

" Aka Charlie Sheen " OU A Vida Aberta do Astro do Cinema


Assisti esse documentário em 02 episódios por causa de uma amiga que viu e gostou.

" Aka Charlie Sheen " documentário dirigido por Andrew Renzi, está disponível na Netflix.

Ele vem em 02 episódios contando desde a infância de Charlie, a influência de seu pai, Martin Sheen,  o  início na carreira cinematográfica, o sucesso, as mulheres e os casamentos.

Depois, as drogas, o álcool, o declínio, as brigas com seu pai, as idas e vindas em clínicas de reabilitação, os episódios de overdose e quase morte e tudo mais.

Nos dois episódios, amigos, atores de Hollywoody dão entrevistas e contam tudo sobre o que era conviver com Charlie naquela época.

Hoje, com 60 anos, diz estar sóbrio e consciente levando uma vida melhor e saudável.

No segundo episódio fala do vírus HIV e o sexo com homens e mulheres quando usava até 8 g de crack.

Boa história e mais uma infelizmente de nossos artistas que não conseguiram se segurar apenas na sobriedade e no trabalho para manterem uma carreira de sucesso.

Na Netflix.