Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

" Heróico " OU O Sistema Militar no México


 E por indicação, assisti ao filme " Heroico" de David Zonana, que vem do México e traz um recorte do Serviço Militar do País.

Luís ( Santiago Sandoval Carba) é um jovem de 18 anos que ingressa no Serviço Militar por um motivo : Precisa do seguro saúde para ajudar sua mãe na luta contra a perda renal na diálise e para dar um seguimento em sua vida.

Assim, ao entrar na escola é chamado de Potro e tem alguns colegas iniciando também que são insistentemente maltratados por seus superiores dia a dia.

Luis pensa em desistir várias vezes por discordar de tudo que vê ali naquele horrendo lugar. 

O militar responsável pela turma de Luis era Eugenio Sierra ( Fernando Cuauhtle), o mais temido entre os instrutores e formadores de homens para o exército mexicano.

Acontece que Eugenio pega Luis para alguns trabalhos escusos e assim dá-lhe um pouco de prioridade frente aos seus colegas. Mas ele não gosta nada disso. Faz por obrigação.

O filme vai nessa toada, de obrigações e abusos de poder, até que um desses meninos desaparece.

Luis fica revoltado e tem sua permanência ali também ameaçada.

O final é um tapa na cara daqueles que ainda acreditam em qualquer sistema íntegro.

Na Prime Vídeo.


quarta-feira, 3 de setembro de 2025

" Sala Escura " OU Terror Nacional dos Bons

 E não é que gostei do terror nacional " Sala Escura " de Paulo Fontenelle que se passa inteirinho dentro de uma sala de cinema.

Nove pessoas vão à uma pré - estreia de um filme de terror pois ganharam um convite e somente elas estavam no cinema. Estranho, não ?

De qualquer forma alguns casais, e uns dois rapazes solteiros, inclusive um que levou uma câmera para gravar e subir para internet.

De repente, a luz se apaga.

E o filme sai da tela e começa a passar uma projeção de dentro da sala de projeção com uma moça amarrada e sendo torturada por alguém.

É a namorada de um dos rapazes que estava na sala e tinha ido ao banheiro e foi apanhada por um cara todo fantasiado e mascarado.

Foi uma cena de horror, o namorado dela vendo tudo lá de baixo e não podendo fazer nada.

Foi aí que perceberam que todas as portas de saída estavam trancadas e que eles estavam presos ali naquele lugar sem saber o que estava acontecendo.

Na ânsia de sair dali é o namorado dela que acaba se dando mal, e aí sucessivamente vão se sucedendo casos de tortura e morte com os expectadores do cinema sem nenhuma explicação.

Até que vamos para uma cena final, algumas explicações e aparições e quiçá pronto para uma nova sessão.

No Prime Vídeo.




terça-feira, 2 de setembro de 2025

" O Macaco " OU Que Brinquedinho Assassino !

 Assisti ao filme " O Macaco " de Oz Perkins que está disponível na Prime Vídeo e conta a história de dois irmãos gêmeos que após a partida do pai de casa deixando os órfãos com a mãe, eles vasculham suas tralhas e encontram um macaco que tem um bumbo e duas baquetas.

A partir do momento em que eles giravam a chave para o macaco tocar a baqueta no bumbo ele fazia acontecer uma morte.

E assim foi se sucedendo na família dos irmãos Hal ( Theo James) e Chip ( Oz Perkins), que por sinal, se odiavam também.

Na idade adulta cada um seguiu seu rumo, e o macaco foi destruído por um deles, mas anos depois ele apareceu intacto, regenerado e causando mais mortes.

O filme tem essa simplicidade, mas a presença do macaco já é o suficiente e o prenúncio para uma nova morte.

Bom para passar o tempo, parece um pouco as mortes do  Premonição.

Na Prime. 

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

" O Brutalista " OU Mais e Mais Concreto


 E vamos para o filme " O Brutalista " de  Brady Corbet, que foi o ganhador de 03 Oscar em 2025 : Melhor Ator, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Fotografia.

O filme nos traz a história e o translado do arquiteto Húngaro Laszlo ( Adrien Brody), que foge da Europa no período da 2ª Guerra Mundial de navio e chega aos EUA buscando o sonho de ser reconhecido, ter uma nova vida, prosperar e depois ter sua mulher e filha de volta constituindo uma família feliz.

Chegando lá, ele com a ajuda de colegas húngaros já moradores na Pensilvânia, o recepcionam e o colocam para viver em um quartinho para começar a vida.

Ele começa no negócio do amigo que tem uma loja de móveis, mas a situação não foi muito confortável, pois parece que a esposa dele não ia muito com a cara de Laszlo, e após um episódio isso foi a gota d'água para que Laszlo fosse despejado e tivesse que ir embora dali.

Ele vai para a Pensilvânia, atrás de um outro conhecido e começa uma nova vida.

Lá, ele é descoberto por um rico empresário, que o contrata para suas obras e finalmente ele vê a arquitetura prosperando em solo americano.

Melhor, sua mulher, mesmo em cadeira de rodas, vai ao seu encontro. Tudo perfeito?

Não, né!

O filme é todo dividido em capítulos e neles didaticamente o diretor mostra cada faceta do capitalismo e da exploração do imigrante mesmo com sua capacidade de construir belos edifícios e contribuir para o desenvolvimento das cidades americanas.

O filme está disponível na Prime Vídeo e claro, merece muito ser visto e ser analisado tanto no sentido da arquitetura com formação na Bauhaus de Laszlo quanto no sentido anti- semita e anti-migratório já existente nos EUA.