Periferia do Rio de janeiro, anos 90, casa mal acabada, só com reboco, ali moram Malu, Lili e Tibira.
Inspirado na vida da atriz e mãe do diretor Pedro Freire, Malu Rocha, eis que temos " MALU ".
Já começo a dizer que adorei o filme, a trilha sonora, o desfecho com Sérgio Sampaio cantando " Eu Quero é Botar meu Bloco na Rua " e principalmente as atuações de três grandes atrizes: Juliana Carneiro da Cunha no papel de Lili, a mãe de Malu, que se Deus quiser um dia vou conhecer pessoalmente, Yara de Novaes no papel principal de Malu que está brilhante, e a excepcional Carol Duarte no papel de Joana, a filha de Malu.
Abro um parênteses aqui para Carol Duarte que parece que segue a linha do cinema ultimamente, ela precisa urgentemente ser vista, falada e comentada, pois tudo o que faz é de tamanha verdade.
O filme?
Então, é a história da agora desempregada atriz Malu, que separada do marido, ficou com a casa sem terminar, e pretende fazer um espaço para teatro, outro para artesanatos, outro para isso, e outro para aquilo.
Tudo no sonho dela, já que a fundação da casa é forte e aguenta tudo isso.
Mas ela não trabalha, não tem renda e briga o dia inteiro com a mãe, conservadora que não aguenta mais ver ela fumando maconha com o amigo que mora ali também o Tibira ( Átila Bee).
A cena dela contando uma história dela com Plínio Marcos indo para o camburão da polícia é muito foda.
Joana que estava e morava em Paris, retorna para rever a mãe e passa alguns dias com ela na casa, mas percebe que a situação não é boa, e sua mãe vai indo de mal a pior.
Os diálogos são fortes, duros e cheios de raiva.
Não dá para falar nada e tomar partido, mas Joana dá um tempo, sai dali e deixa passar a vida, indo para São Paulo retomar sua vida de atriz.
A cena de Lili e Malu catando feijão na mesa, lembram a da Fernanda Montenegro em " Eles Não Usam Black- Tie", de 1981, do Leon Hirszman.
Muitas coisas acontecem nesse tempo na casa de Malu.
Joana tem que voltar.
Malu finalmente resolve ir ao médico.
E como disse anteriormente, o filme termina com uma das canções que tocaram o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário