Assisti ao filme de Pedro Almodovar, " O Quarto ao lado ", adaptado do romance "O Que Você Está Enfrentando", de Sigrid Nunez.
O filme quase em sua totalidade tem duas atrizes em cena: Julianne Moore e Tilda Swinton.
Ingrid ( Julianne Moore) é uma escritora renomada, está em alta por causa de seu último livro e no dia de autógrafos fica sabendo que uma amiga sua de longa data Martha ( Tilda Swinton), está acamada e reclusa por causa de um câncer.
Afastadas há um bom tempo por causa de trabalho e vida pessoal, Ingrid vai visitar no hospital a amiga que foi correspondente de guerra americana e agora luta contra um câncer cervical.
Martha resistiu em aceitar a doença e a fazer quimio, mas agora, com novos medicamentos, entra em uma fase de experimento e quem sabe tem a sorte de que esse câncer regrida e ela prolongue sua vida.
Mas Martha não tem mais prazer na vida. Não se concentra mais para escrever, para ler um livro, para escutar uma música, comer, fazer sexo.
Depois de alguns encontros com a amiga Ingrid, Martha conta toda a sua vida, desde a sua participação em várias guerras, amores, e sua filha que teve com um homem que foi embora e não deixou lembranças.
Mas deixou mágoas, pois a filha desse breve relacionamento não quer sequer ver a mãe e não a perdoa por esconder o paradeiro de seu pai.
Resta a Martha uma finitude digna, o que faz ela convidar Ingrid para ficar com ela em uma casa alugada em um local afastado, cheio de árvores e pássaros, tranquilo, para que no dia em que ela estiver preparada, utilize o comprimido que ela comprou na deep web para tirar a sua vida.
Claro que Ingrid não poderia falar para ninguém essa história, e fazer de conta que não sabia, pois isso implicaria acima de tudo, questões criminais.
Enfim, o filme fala dessa cumplicidade, dessa dor de quem está por ir embora e as reflexões que ainda podem ser feitas de tudo o que se viveu.
E você iria com um amigo para um local afastado nessas condições ?
Bom filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário