Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de março de 2024

" Uýra - A Retomada da Floresta " OU Conversando sobre Ecologia e Transexualidade



 Acho esse pôster desse filme tão bonito, e claro que os assuntos também são atuais. Falo de " Uýra - A Retomada da Floresta " com a direção de Juliana Curi.

No documentário, vemos a trajetória de Uýra, uma pessoa trans indígena que nasceu no estado do Pará e hoje mora em Manaus- AM falando de seus projetos educacionais e ambientais no seu estado.

Uýra com seus conhecimentos de ecologia e de vida sai de casa para  ensinar jovens indígenas e enfrentar o racismo estrutural e a transfobia no Brasil.

Uýra se pinta e se monta com folhas, sementes, e cores de tudo o que a floresta lhe dá e assim ensina os jovens sobre temas importantes do dia a dia.

O documentário é muito bonito, e mais uma vez temos a nossa floresta escancarada e inteira para nos oferecer o que há de melhor.

Uýra nos ensina sobre as árvores que protegem as outras e por conseguinte, a floresta inteira contra ventos, chuvas e outras intempéries.

É sempre reconfortante ver alguém com essa disposição e resiliência para assuntos tão longe da grande maioria de nós mesmos.

Assisti no E streaming.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário