Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de março de 2021

" O Espião " OU Documentário Chileno sobre Casa de Repouso




 A partir de uma indicação de um blog de cinema, assisti ao documentário chileno, " O Espião ", com a direção de Maite Alberdi.

O filme começa com um anúncio de emprego para homens de 80-90 anos, o que desperta uma certa curiosidade, já que não têm oportunidade nem com idade menor a essa, e vamos ver o que se trata .

É que uma agência de detetive busca um senhor espião para se infiltrar em um asilo para observar se tal interna sofre de maus tratos, roubos , xingamentos e outras coisas mais.

O escolhido para essa função por três meses é : Sérgio Chamy, um velhinho muito simpático, que tem ainda seus filhos, netos, mas, permite-se ocupar desse trabalho para dar uma mexida em sua vida, já que vive o luto da perda de sua esposa.

Primeira coisa a fazer : Ele precisa aprender a lidar com o celular, mandar mensagens de áudio, fazer gravações de vídeo, escrever textos para passar o relatório para Rômulo Aitken , o dono da agência .

E lá vai o Sr. Sérgio viver três meses no Asilo São Francisco. Uma casa grande, com vários internos, funcionários, jardim, refeitório, área externa, salão de jogos e festas, cabelereiro, e muito mais.

Lá estão velhinhas que esquecem os fatos, que chamam a mãe para buscar, que ficam somente na cama irresponsivas, que conversam perfeitamente bem, que fazem poesia, tem de tudo.

E Sérgio tem que ficar atento a tudo e a todos, enviando seus relatórios á noite do que se passou durante o dia.

O alvo é uma senhora introspectiva, que não conversa, meio tosca mesmo, e o cliente é sua filha, que nunca a visita, mas, quer saber como sua mãe é tratada lá dentro.

O que vemos é uma aula de gentileza, de solidariedade, de bondade, de educação do Sr Sérgio. Você com certeza vai ter vontade de ter um velhinho desse em sua vida.

Assistam e se encantem com todo o ambiente que poderá ser o nosso local em algum dia de nossas vidas .

Valeu !  

Nenhum comentário:

Postar um comentário