Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de março de 2021

" Estados Unidos Vs Billie Holiday " OU Uma Farsa de Humor Negro sobre a Enfermidade do Poder




 

Adorei  o filme ! Essa foi a minha sensação. De querer mais, de quer saber mais sobre essa mulher que sofreu durante seus 44 anos em que viveu, e nos presenteou com sua voz, com sua atitude e resiliência.

Falo do filme " Estados Unidos Vs Billie Holiday ", baseado no livro " Chasing The Scream" de Johan Hari, com a direção de Lee Daniels .

O filho conta um pouco da história desse monstro da música americana que desde os anos 40 intrigava as pessoas e deixava o governo americano louco atrás dela, só por causa de uma música : "Stranger Fruit ", que continha elementos anti racista, um hino contra o linchamento de negros, e que era proibida de ser cantada, pois incitava todas as vozes contra a lei dos EUA.

Claro, que a música não era o único motivo. Billie Holiday era negra ! E isso incomodava demais na época.

O governo colocou até uma equipe do FBI para acompanhar a moça em todas as cidades, lugares e boates que se apresentava, para qualquer descuido, principalmente com relação às drogas, pegasse e prendesse.

Billie Holiday( Andra Day) teve uma infância pesada, difícil e teve que amadurecer bem cedo com tudo o que presenciou.

A heroína entrou com uma forma de amenizar essa dor, e as lembranças horrendas que tinha. Billie vivia nesse mundo.

Tinha problemas com os homens de sua vida. Não tinha muito sentimento também. Até aparecer Jimmy Fletcher ( Trevante Rhodes), um agente do FBI designado a colar na moça. Jummy era negro também. 

Billie levou seu show em todos os estados, fez sua turnê, sempre vigiada pelos homens do governo. Uma pressão enorme.

Fiquei com muita raiva de tudo isso. Billie Holiday além da droga, também bebia muito e o fígado dava sinais de falência.

O fim foi muito triste, mas, mesmo assim, uma legião de fãs esperavam por melhora da grande e incomparável voz negra de Billie Holiday.

Assistam ! Adorei o filme. Andra Day é indicada ao Oscar no Prêmio de Melhor Atriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário