Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de março de 2021

" Crip Camp" OU Documentário Indicado Ao Oscar 2021 Sobre Os Direitos das Pessoas com Deficiência nos EUA




 

Assisti ao documentário " Crip Camp" , dirigido por Nicole Newnham e James Le Brecht sobre os direitos das pessoas com deficiência nos EUA.

Tudo começa em 1971, no Camp Jened,  com a entrada das pessoas com deficiência em um acampamento apropriado para eles, com monitores hippies em sua maioria, que faziam a alegria de todos que ali estavam .

Havia o alojamento, o refeitório, as brincadeiras e a socialização de todos. Era perfeito. Todos amavam o local .

Lá, eles se juntam e tomam força para que possam ter uma legislação própria em favor da acessibilidade, que até então era esquecida nos EUA.

Surgem os ativistas, e o negócio vai crescendo dia a dia , com mais e mais adeptos dentro e fora do mundo da deficiência.

É hora dos políticos aprovarem e assinarem a lei 504 que colocam as pessoas deficientes como gente , e com direitos iguais as pessoas sem deficiência.

As cenas no camp são notórias, os relatos dessas pessoas na atualidade, são mais forte ainda. Não há como não se importar por tudo isso.

E a marcha que fizeram até Washington para um encontro com parlamentares e permaneceram no prédio por mais de 25 dias até que fosse assinada a lei .

Fizeram greve de fome, dormiram no chão, não tomavam banho e receberam ajuda até dos panteras negras.

Muito bom o documentário mostrando mais uma falha no sistema democrático americano, que foi vencida na unha pelos ativistas.

O documentário está na Netflix e concorre ao Oscar. Vale a pena !  


Nenhum comentário:

Postar um comentário