Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

"Narciso Em Férias" OU Documentário Sobre o Período Prisional de Caetano Veloso



 Logo que foi anunciado pela Globoplay, já fui assistindo. Falo do documentário de Caetano Veloso sobre o período em que ficou preso na ditadura militar.

"Narciso Em Férias" de Renato Terra e Ricardo Calil, conta que em 27 de dezembro  de 1968, a PF chegou entre 5-6 horas da manhã, e levou Caetano e Gil que estava também no seu apartamento, dentro de um camburão, em São Paulo, para o Rio de Janeiro.



No documentário, Caetano sentado em uma cadeira o tempo todo, conta com detalhes todo esse processo, o fluxo de um lugar para o outro, a espera do interrogatório, o medo da morte, a solitária, a ausência de contato com o mundo externo e com os próprios presos.

As músicas que Caetano cantou na noite em que foi preso, as coincidências, os policiais bons e os não bons, as mudanças de presídios, o encontro com outros presos políticos, os livros que recebeu de um preso para distrair a cabeça, a visita tardia da esposa Dedé, que levava revistas para ele.



O encontro no quartel com o general, que jantava minuciosamente de um lado e ele, distante, de outro , apenas via o deleite do mesmo.

As explicações do porquê de estar preso. A soltura complicada. O vôo para salvador e o reencontro com a família .



Gostei muito da história. Claro que triste, e como ele mesmo diz : Uma vez preso, preso para o resto da vida .

Valeu a pena !

Eu recomendo !



PS : Caetano dá uma palhinha em " Hey Jude " e " Terra ", com seu violão .


Nenhum comentário:

Postar um comentário