Powered By Blogger

terça-feira, 23 de outubro de 2018

"O Mercador" OU Um Pouco sobre a Geórgia





Assisti ao documentário em curta metragem da Netflix " O Mercador " de Tamta Gabrichidze, que te dá uma amostra de como vive uma população pequena em um vilarejo na Georgia.




Tudo tem partida com o capitalista vendedor de cacarecos, artigos de utilidades, bobeiragens, coisas que encontramos por aqui também vai passando por casas e vilarejos na Georgia para vender em troca de batatas, o principal meio de subsistência do povo que mora ali.




É interessante, que as mulheres que se interessam por botas, perguntam o preço e ele responde : 25 kilos de batatas, e aí, elas vêm com um sacão cheio de batatas.




Vemos também o próprio cultivo , a terra, as coisas velhas, sem conserto algum, como se a vida tivesse parado nessa parte do mundo . E parou mesmo, depois da separação da Georgia do bloco soviético e sua independência.




Lá não tem videogames, brinquedos sofisticados, celulares, tablets, e uma simples bola de sabão já deixa as crianças encantadas.




Esperança ? Não há ! Perguntado por uma jornalista sobre o que queria ser no futuro, uma criança ficou muda, sem resposta.




Tudo muito simples e obsoleto. O mercador faz o seu trabalho em 2 dias e retorna ao seu vilarejo. Poderia ter sido melhor , diz ele, pois queria ter vendido tudo em 1 dia.




Mas, está pronto para uma próxima pernada em busca das batatas ...




Valeu a pena !


Eu recomendo !


PS: Aprendi que a moeda da Georgia é o Lári ...



































Nenhum comentário:

Postar um comentário