Powered By Blogger

domingo, 21 de fevereiro de 2016

"What's Happened Miss Simone?" OU Uma Negra de Forte Personalidade e Atitude !


Documentário dirigido pela diretora  Liz Garbus , o longa é um dos indicados ao prêmio de Melhor Documentário no Oscar de 2016.

"What's Happened, Miss Simone? conta a história de uma das maiores pianista, cantora e ativista que os EUA teve .


Mostra desde sua infância, os problemas com o preconceito racial , o início como pianista e depois seus trabalhos como ativista, a favor dos direitos civis dos negros numa época em que fervia  o assunto.

Nina era Eunice Wayman quando criança e adorava tocar Bach . Quando entrou para o mundo artístico teve que escolher outro nome para não magoar sua mãe , que não podia saber que Eunice tocava em casas noturnas.


Nina vinha de menina do espanhol niña e Simone de uma atriz francesa . Nina Simone !

Fez sua primeira audição no Instituto Curtis de Música da Filadélfia  e seguramente seria aceita, mas, pela sua cor negra , foi negada,constituído aí o primeiro ato de racismo sentido por Nina .


Mas, mesmo na infância os meninos já diziam que ela tinha o nariz grande , os lábios grossos e a cor da pele não saia quando a tocavam , ou seja, não era sujeira.

Ela cantava Jazz, Gospel e Blues e tinha uma voz ferocíssima .


Foi para o Festival de Jazz em Newport em 1960 se consagrando com cantora e mostrando ao mundo a que veio. Ela metamorfoseava as canções de tanta habilidade artística que possuía .

Conheceu Andrew Stroud que se tornou seu marido e empresário, tomando conta de tudo de sua vida artística.

Andrew levou Nina ao seu maior sonho : Um dia tocar no Carnegie Hall . Mas, não  tocou Bach!


Tinha um problema essa relação: Nina o amava, mas,Andrew batia muito nela e foram várias as vezes que ela ficava toda espancada .

O seu primeiro sucesso foi " I Love You Porgy" estourando nas paradas americanas.

Aí veio a fase de ativista de Nina o que acabou com sua carreira por causa de canções que só falavam desse assunto.


É que uma igreja no Alabama foi implodida por grupos racistas  e matou quatro estudantes negras .

Então Nina compõe uma música para demonstrar todo o seu sentimento e  foi com "Mississípi Goddam " que mostrou toda a sua raiva frente ao racismo.

 E essa música foi feita por Nina para demonstrar todo o ódio que sentia por essas pessoas.

Foi boicotada nas rádios , mas, a partir daí Nina Simone continuou firme na militância contra o racismo.

O documentário mostra a filha como principal contadora da história da mãe  e conta com cartas, diários, entrevistas com amigos , imagens inéditas cedidas pela família e vários takes com Miss Simone cantando sua música.

Com o excesso de trabalho, Nina começava a xingar as pessoas, quebrava tudo e já dava sinais de  depressão .


O seu casamento então acabou e Nina quis sair dos EUA e se mudar para a Àfrica .

Vai para a Libéria  e se sente muito feliz , porém com a filha ali com ela as coisas também não são muito boas, pois Nina não tem paciência e bate muito na menina, que volta para Nova York .

Nina já em péssimas condições vai para a Suiça e participa do Festival de Montreux tentando se reerguer .


Depois , segue para Paris tentando ganhar uns trocados em casas noturnas , mas, continua em péssimas condições , até que um amigo seu a leva para Holanda  e lá com um tratamento médico ( Nina tem Transtorno Bipolar ) , ela consegue lampejos de melhora  e segue sua carreira tocando e cantando para o público que ainda a quer ver .

Morre em 2003 , tendo tido 15 indicações para o Grammy e depois ter levado 1 por um conjunto todo e ter recebido também 2 dias antes de sua morte um reconhecimento da escola de música Instituto Curtis da Filadélfia em que foi rejeitada no passado .


Excelente documentário !

Tem que assistir !

Eu recomendo !

PS: Dias atrás tinha assistido ao documentário da AMY . Por que será que a vida dos artistas é sempre tumultuada , cheia de momentos depressivos , uma coisa pesada . Não deveria ser o contrário ???


"What's Happened Miss Simone? - Liz Garbus



Nenhum comentário:

Postar um comentário