Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

"Spotlight" OU O Caso dos Padres Pedófilos de Boston




Um dia desses recebi a indicação desse filme por um rapaz na rua e aí resolvi assisti-lo , depois vendo que estava em cartaz e tinha um assunto bem polêmico como tema.

"Spotlight" do diretor Tom Mc Carthy conta a história do Boston Globe , um dos principais jornais de Boston  e sua equipe , a Spotlight na busca de dados confirmatórios e definitivos do caso dos padres que molestaram crianças sexualmente anos atrás.


Assim, a equipe de Robin ( Michael Keaton) que está muito bem no papel , tem por missão investigar tudo e a todos na busca dessas informações que se perderam, e que na maioria das vezes foram escondidas pela própria igreja .

Fazia parte da equipe da Spotlight, que era uma espécie de um grupo de jornalistas responsáveis pelas matérias especiais : Rezendes ( Mark Ruffalo ) , Matty ( Brian d'Arcy James) e Sacha ( Rachel Mc Adamns)  .

O editor do jornal , que é novo e recém vindo para equipe é um judeu que quer a todo custo essa notícia para publicar . Baron ( Liev Schreiber) comanda a equipe e quer uma publicação coesa e contra o sistema : A igreja e não somente contra alguns padres.


No caminho das investigações , a equipe se deparará com diversos advogados e juízes envolvidos no caso que também omitiram e trataram pessoalmente com a igreja para a exclusão das informações e denúncias .

Um deles Garabedian ( Stanley Tucci ), inclusive recebe até hoje mães e crianças abusadas por esses elementos do clero .



O filme mostra que como é difícil conseguir provas de um sistema tão poderoso quanto a igreja , e que mesmo a justiça e a própria imprensa foram responsáveis por esse acobertamento de informações  e denúncias .

Mas, dessa vez será diferente para a equipe da Spotlight , que tem também no jornal a participação de Ben ( John Slattery) , que aliás, me fazia suspeitar dele por essas omissões , caso que não se confirmou .


O que parecia ser um caso simples de abuso , com a participação de até 20, 30 padres , a equipe da Spotlight chegou a um número de 80 , causando furor na edição do jornal .

Será que dessa vez sai uma publicação denunciando um dos mais poderosos sistemas do mundo : A igreja ?


Lembrando que o filme mostra uma data de 2002 se não me engano .

Destaque para Mark Ruffalo que atuou muito bem , chamando a atenção perante aos demais .


O filme é mais descritivo que cinematográfico , então talvez possa não agradar a muitos .

 
Mesmo assim , valeu a pena !

Eu recomendo !


"SPOTLIGHT"- Tom Mc Carthy

Nenhum comentário:

Postar um comentário