Powered By Blogger

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

"O Clube" OU Pedofilia e Homossexualismo na Igreja



 Estava em São Paulo na virada do ano e o filme do momento no cinema era " O Clube" do diretor Pablo Larraín .

Comentários vários acerca do filme mostram que alguma coisa de polêmico havia em seu enredo.


O filme , que tem a costa chilena como pano de fundo , mostra um grupo de homens mais velhos e uma mulher, confinados em uma casinha à beira mar.

Além disso , uma corrida de cães , um pouco distante da casa, observada por esses homens de binóclio.


Aos poucos ,vamos percebendo que esses homens , na verdade, foram padres e que perderam sua batina e foram excomungados pela igreja por seus atos escusos , como a pedofilia e o homossexualismo.

A casa, custeada pela igreja , esconde esses desertores da bíblia , assim como a freira Monica ( Antonia Zegers) que está alijustamente para vigiar o comportamento desses , que , por regra não podem ter contato com outras pessoas do mundo externo .


São aficcionados por corridas de cães , e o cãozinho deles por sinal ganhou um bom prêmio na última corrida , dando lucros para o clube dos ex padres.

Com a chegada de um novo sacerdote ,Pai Lazcan ( Jose Soza) , a casa cai perante um homem de rua que ao saber que o padre para lá seria enviado , o segue e vai atormentá-lo com palavras e todas as histórias do mesmo com relação a esse homem , que quando menino foi molestado .


O insulto, com detalhes mínimos te faz imaginar morbidamente o que acontecera entre esse padre e o menino .


Pai Lazcan não aguenta a pressão e com uma arma que lhe foi dada por outro padre da casa , acaba se suicidando.


A igreja manda um sacerdote para investigar o crime , e todos combinam uma história para que o suicídio realmente seja o que tem que ser dito por todos .

Padre Silva ( Jaime Vadele) ,Padre Ortega (Alejandro Ortega ) ,Pai Garcia ( Marcelo Alonso ) e Francisco Reyes ( Padre Alfonso ) ficam atormentados com o fato e com a chegada desse investigador.


Ele quer saber como uma arma foi parar ali na casa . E pretende até fechar a mesma se isso se confirmar .



Uma nova corrida de cães, mas, dessa vez o caõzinho do clube não é o vencedor. Monica parece não ter gostado , porque acaba por tirar a vida do mesmo .


Só que coloca a culpa no mendigo Sandokan ( Roberto Farías ) que foi molestado quando menino e esse acaba por levar uma surra .

O investigador propoe uma troca de gentilezas e se o clube aceitar o seu pedido , ele deixa a casa e volta para a igreja .


A culpa , o desejo, o perdão , as regras da igreja , suas maneiras de encobrir toda essa lama suja , enfim, são muitos os temas que podem ser discutidos com esse grande filme de Pablo Larrain .

Muito bom mesmo ...valeu a pena !

Eu recomendo !


"O CLUBE" - PABLO LARRAÍN

Nenhum comentário:

Postar um comentário