Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

"Garotas" OU Gangue de Meninas


Estava ansioso por assistir a esse filme da diretora Céline Sciamma ,"Garotas " , pela beleza que as 4 meninas negras mostravam no poster do filme .


E isso foi o que me encantou durante todo o tempo : A beleza das meninas !

O cabelo, o rosto , os movimentos , o andar , a maquiagem , a dança  e a alegria , tudo nelas é fascinante .


E  o filme mostra como atriz principal Marieme ( Karidja Touré) , uma adolescente que mora na periferia de Paris com seu irmão mais velho ( um cara do mal , que se envolve com pessoas do mal, bate nela , vigia seus passos ...), sua irmã mais nova, uma graça de menina , com quem Marieme tem muito carinho e sua mãe , que trabalha o dia inteiro para sustentar a família.


Marieme vai mal na escola, não conseguiu passar de ano pela terceira vez e a escola não perdoa esse tipo de aluno.


Isso é o fim para a adolescente que é forçada a procurar por novos rumos .

Ela quer uma aceitação , quer se dar com meninas e meninos da hora , quer fazer acontecer , mas, para isso , precisar de uma atitude diferente e encontra isso numa tríade de meninas , que aprontam mil e uma , entram nas lojas , pegam roupas , abordam outras meninas e fazem de tudo para estar na onda do momento no bairro e na escola onde estão.


Marieme ainda tem também a questão da identidade de gênero , está em dúvida de sua identidade , e tenta se colocar nos dois lados . Mas, é tão sutil essa questão que pode até passar desapercebida .

A música da Rihanna , "Diamonds " tocada em uma cena do filme para mim foi o ponto alto , o up , onde toda a beleza das 4 garotas pôde ser exteriorizada na tela .


Ao mesmo tempo que tudo isso me fascina , algo me deixa triste também , por pensar como essas meninas se sentem num país totalmente preconceituoso , racista e xenofóbico .


Elas andam na cidade não com a mesma segurança que andam em seus bairros . Elas entram nas lojas , e as atendentes já acham que elas estão ali para roubar algo ...e assim vai em tudo ...


Esse contraponto é o que mais me chama a atenção na vida dessas pessoas , e me faz refletir muito sobre o comportamento da sociedade perante a isso .


Ótimo filme !

Valeu a pena !

Eu recomendo !

"Garotas" - Céline Sciamma

Nenhum comentário:

Postar um comentário