Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

"A 100 Passos de Um Sonho" OU A Competição das Estrelas Michelin


Assisti ao filme " A  100 Passos de Um Sonho" do diretor Lasse Hallstrom , já que a gastronomia está em alta e só se fala em Chefs de cozinha .


O filme conta a história de uma família indiana , que tem seu restaurante na India , mas, que foi incendiado criminalmente , resultando na morte da mulher do Sr Kadam ( Om Puri).


Ela era a líder do restaurante, as receitas eram dela , e todos os ensinamentos para a família partiam dela .


Mas, com sua morte, a família puxa o carro da Índia e vai tentar a sorte na Europa .


Com algumas dificuldades alfandegárias , vítimas de preconceito , talvez e o insucesso em Rotterdam , eles estão a caminho da França , onde de repente, o carro deles tem um problema nos freios , o que faz com que a viagem seja interrompida .


Graças a uma jovem que passava pelo local do acidente , Marguerite ( Charlotte Le Bom) , oferece toda a ajuda para a família indiana , inclusive levando os para sua casa e oferecendo comida e abrigo até que o carro seja refeito.


Mas, o pai , o Sr Kadam , já vislumbra um local que está a venda na pequena cidade francesa e faz de tudo para ficar por ali, recebendo um sinal de sua esposa que faleceu .



Mas, há um problema : A 100 passos desse imóvel há o restaurante principal da cidade, inclusive já consagrado com uma estrela Michelin , que é o que todos os estabelecimentos procuram conseguir .


Mas,não teve conversa , o Sr Kadam , fez o negócio e a família ,começou a se mexer para a restauração do imóvel e a abertura do mesmo .



O filho de Sr Kadam , Hassan ( Manish Dayal ) seria o responsável pelos pratos do restaurante, já que recebeu todos os ensinamentos da falecida mãe .


E começa a guerra entre o restaurante indiano e o francês, dirigido pela Madame Mallory ( Helen Mirren ) , que é a proprietária autoritária do recinto.

Ela faz de tudo para que os indianos não fiquem no local , arma todas as coisas para que eles não se saiam bem , reclamando até para o prefeito ( Michel Blanc ) por causa da música , que ela acha alta demais .


O chef de cozinha de Madame Mallory ( Clement Sibony) , percebendo já uma concorrência , também arma para o restaurante vizinho ,  mas, o tiro saiu pela culatra , perdendo inclusive o seu emprego .


As coisas vão se amenizando entre os dois restaurantes, fazeno com que Madame Mallory perceba o quão competente é Hassan e dando-lhe suas devidas considerações .

Hassan se apaixona por Marguerite , mas , seu crescimento como chef o leva até Paris , fazendo com que o romance seja interrompido .

O filme é bom , fala de comida , de concorrência , e para os dias de hoje , mexe também com o tema da xenofobia .

Muito bom para essa reflexão .

Valeu a pena !

Eu recomendo !


"A 100 Passos de Um Sonho" -Lasse Hallstrom

Nenhum comentário:

Postar um comentário