Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

"Lula, O Filho do Brasil" Ou Excelente Atuação de Glória Pires !


Aos 44 minutos do segundo tempo , resolvi assistir ao filme " Lula , O Filho do Brasil " , isso porque , sempre olhava para ele nas locadoras, ou nas lojas, e nunca tinha vontade de comprar .

Sempre que perguntava para alguma pessoa se o havia assistido a resposta era : não !


E quando ficamos sabendo que ele faria parte do Festival Nacional  da Rede Globo desse ano em 2013 , vi muitas críticas no facebook , inclusive pedindo para as pessoas mudarem de canal no horário do filme , tudo isso por causa do cunho político em que foi realizado e ao qual foi lançado , no caso na candidatura  da então Presidente Dilma .

Outro bom motivo para eu não querer assisti-lo , foi eu ter visto a sua duração : 130 minutos , achei extensa demais para um filme nacional e já que no outro dia teria que acordar bem cedo para trabalhar ...


Mas, foi aí, então, que fiquei no sofá e comecei a assisti-lo e o meu motivo não era a história do Lula e sim a atriz Glória Pires . Pronto ! Arrumei um motivo para finalmente ver o filme ! rsrsrs

E não é que me surpreendeu e que eu gostei !

Bom, a história , nem preciso falar, fala de um menino pobre, filho de uma mãe e um pai que viviam no interior de Pernambuco , onde o pai , um alcoolista inveterado  e mulherengo , vem para  Santos -São Paulo para tentar a vida  e traz junto a outra mulher . Num futuro bem próximo , vem buscar o filho mais velho para ajudá-lo .

Certo dia  , em Santos, pedi a esse filho para escrever uma carta para a mulher , mas o filho muda os dizeres , e a mãe vende tudo no nordeste e vem com todos os filhos parar na porta da casa do marido em Santos .


Claro que a relação não foi boa entre os dois, a pinga só aumentou depois da vinda da família, o pai , Aristides (Millhem Cortaz ) forçava o trabalho das crianças , e foi aí que Lula vendia laranjas, engraxava sapatos , e também entrou no Senai , onde fez seu curso de torneiro mecânico , conseguindo seu primeiro emprego , logo a seguir .

Conheceu uma mulher , Maria de Lourdes ( Cléo Pires )  , casou-se , engravidou , mas na hora do parto, tanto o bebê quanto a mulher morreram .

Para afastar essa tristeza, Lula começou a ocupar-se com coisas extras, como fazer parte do sindicato e mais e mais crescia nessa organização , até que um dia conheceu o amor de sua vida , Marisa ( Juliana Baroni ), onde casou-se novamente .


Mesmo lutando contra a ditadura, a repressão, sendo preso , Lula (Rui Ricardo Dias ) sempre foi em busca de seu ideais .

Veio à morte de seu pai , tida até como um indigente  , em Santos e depois a de sua mãe, muito querida e adorada por ele , pois era sua companheira e  conselheira .


O filme acaba com o fim desse  imbrólio todo entre força sindical e empregador  , deixando apenas como caracteres os feitos conseguidos por Lula anos depois , como a Presidência da República .


Destaque para a trilha sonora , a fotografia , o discurso de Lula no estádio , e a grande atuação de Glória Pires (Dona Lindu ), principalmente na caracterização do tempo .


Valeu a pena !

Eu recomendo !



"Lula , O Filho do Brasil " - Fábio Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário