Powered By Blogger

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

"A Separacão" Ou De Quem É A Culpa ?


Ganhador do Oscar de  Melhor Filme Estrangeiro de 2012 ,  " A Separação "  , do Diretor Asghar Farhadi , fala de vários temas complexos , polêmicos e intermináveis , como o próprio título do filme , separação de casais ,  da situação do idoso , quando chega em uma situação de extrema dependência , e do Mal de Alzheimer , mais  especificamente , dos costumes ainda incrustados no velho Irã , os preconceitos sofridos pela mulher naquele país , a decisão de sair ou não do país em busca de uma vida melhor , e outros  velhos e frequentes problemas do mundo islã que porque não poderiam ser vistos em qualquer parte do mundo .


O filme é muito bom , é dinâmico , tenso e com certeza o faz ficar até o final para saber o que acontecerá .


A história é simples , fala da saída , do desejo  de Simin ( Leila Hatami ) de deixar o Irã , em busca de melhores condições e oportunidades para sua filha  Termeh .


Simin , sai de casa e deixa Nader ( Peyman Moadi) , que insiste em ficar no Irã , por causa de seu pai , que sofre de Mal de Alzheimer e não tem condições de se deslocar , segundo ele para outro país .


Nessa condição , ele decide ficar em casa e luta para ficar com a guarda da filha Termeh .


Mas aí , começa uma grande luta, porque Nader tem que trabalhar e quem vai cuidar de seu pai, que necessita de cuidados especiais o dia todo ?

Então , ele contrata uma pessoa , para fazer o trabalho de casa e cuidar de seu pai também .


Essa empregada , Razieh (Sareh Bayat ), que aceita o emprego por um salário bem baixo ,além de levar sua filha pequena todos os dias com ela , carrega em seu ventre um outro filho que ninguém ainda sabe .

Nem mesmo seu marido , sabe que ela trabalha , e muito menos cuida de um homem , que ela dá banho !


Mas os dias de Nader não foram fáceis , pois nem a empregada Razieh conseguiu trazer um pouco de paz e amenizar a dor de uma separação inesperada e dolorosa  para uma família já acostumada aos seus problemas diários .

Os acontecimentos que vieram depois da descoberta do filho da empregada e a repercussão nas duas famílias , tanto na do empregador, quanto na do marido da mesma  e o embrólio em que Nader se meteu , também trouxeram novas discussões no filme e novas polêmicas .


No final , chega -se a conclusão, ou não , de que uma separação seja no Irã, no Brasil , nos USA , ou em qualquer lugar do mundo é algo que mexe muito com a estrutura dos envolvidos em todos os sentidos  e que  suas consequências não são nada agradáveis .

Valeu a pena !

Eu recomendo !

"A Separação " - Asghar Farhadi

Nenhum comentário:

Postar um comentário