Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

"Entre os Muros da Escola" Ou Triste Retrato do Sistema Educacional


Assisti ao filme " Entre Os Muros da Escola " , vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em  2008 e teve uma indicação ao Oscar do mesmo ano , como melhor filme estrangeiro.
O filme que literalmente se passa entre os muros da escola, porque o tempo todo é filmado na própria classe, corredores , pátio , na sala dos professores e coordenadores , enfim , no ambiente escolar , já que esse era o principal objetivo do diretor Laurent Cantet, o de retratar a vida dos alunos apenas dentro da escola, não importando o seu dia a dia fora dali.


Tem seu início, com a distribuição das classes e aulas aos professores de uma escola num subúrbio de Paris , e foca, principalmente nas aulas do professor François Marin  ( François Bégaudeau ), que dá aulas de Francês. A maioria dos alunos é composta por filhos de imigrantes que vivem em Paris , assim a miscigenação de raças, culturas, idiomas, costumes é o que move o filme todo, mostrando o quão difícil é essa convivência.


Desde o início, percebemos a dificuldade do professor em desenvolver a pacificação entre os alunos, apesar de sua habilidade no ato de ensinar, responder, contestar e criar situações novas, afim de que os alunos possam refletir sobre as mesmas . Ele é muito bom e competente neste aspecto , mas, abusa do poder de ser o  professor , assim , uma vez que hierarquicamente é superior aos alunos, torna -se  por vezes  autoritário, agressivo, chegando ao absurdo de esquecer a ética na forma de conduzir os conflitos.


Os alunos pintam e bordam na sala de aula, principalmente no tocante à comunicação, que também é feita de forma dura e abusiva, sem a preocupação acerca do respeito ao próximo.
O filme é tenso em quase sua totalidade , fazendo com que você tenha vontade também de estar sentado ali naquela sala de aula, com aqueles alunos e professor, participando e interagindo em todas as discussões.
O idioma também favorece, porque é muito bom você ouvir o francês e suas construções gramaticais, sendo uma oportunidade de quem aprecia a língua, de poder estar em contato com a mesma, através de um filme sentado no sofá de sua casa.


Gostei muito do filme, do embate social, das atuações do professor François Marin (François Bégaudeau ) e dos alunos, principalmente de uma menina com um cabelo crespo, com dentes proeminentes exteriorizados, de nome Esmeralda ( Esmeralda Quertani )  , que tiveram uma ótima atuação .  
Vale lembrar que assistira à uma aula de francês de quase duas horas de duração . O ambiente é perfeito para o tema : A escola, apenas isso . Mas, vale muito para refletirmos o quão anda o ensino por aí e a relação professor-aluno, mesmo tendo como fundo , imigrantes em um subúrbio de Paris. Com certeza é possível traçar um paralelo com qualquer escola de qualquer lugar onde haja idéias e pessoas diferentes.


Um dos melhores momentos do filme , foi quando o professor  fazia um questionamento aos alunos no final do curso , sobre o que eles haviam aprendido , e, quando Esmeralda foi questionada , a resposta foi que ela , por iniciativa própria havia lido "A República", de Platão , e ele surpreso pergunta a ela  de que fala o livro . Esmeralda responde que o livro fala das pessoas, de amizade, do amor , de religião , de tudo , não sendo um livro para uma vagabunda ler , referindo -se ao modo como foi chamada em uma ocasião pelo professor.
Assim, Você , Professor , seria capaz de estar nessa mesma sala de aula que François Marin , naquelas mesmas condições  e desenvolver o seu papel ?

Bom filme !    

"Entre Os Muros da Escola " - Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário