Powered By Blogger

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

"Capitães da Areia " Ou O Romance de Pedro Bala e Dora


Da obra de Jorge Amado e com a direção de Cecília Amado , " Capitães da Areia " nem parece uma história ambientada na Bahia dos anos 30 e sim, do Brasil de hoje.


 O filme , assim como seu enredo é bem atual . Basicamente , trata- se da história de um bando de meninos desamparado pelos pais e que vivem juntos em  um velho trapiche de Salvador  , praticando roubos principalmente, para sobreviverem da fome e da miséria .


O filme tem todo aquele sotaque soteropolitano , além de imagens de santos, oferendas, as baianas, os veleiros e embarcações, o mar, as baianas , o candomblé, a pomba branca , a capoeira e  uma Salvador  que vivia o péssimo momento da bexiga ou varíola , onde várias pessoas morriam da doença naquela época .


Os "Capitães " tinham um time bem diversificado, pois cada um tinha o seu perfil e a sua personalidade .
O " Gato " , era ligado às prostitutas, e apaixonado especificamente por uma delas : Dalva . Era o malandro perfeito , com chapéu e tudo .
O " Professor " buscava os livros, e através deles , tentava dar um pouco de informação e cultura aos amigos, além de planejar as estratégias .
O " Pedro Bala " era o chefe , aquele que arquitetava mesmo os roubos , era dele de quem mais se esperava , o grande lutador dos oprimidos .


O " Boa Vida " era o que tinha o humor nas veias , e sobretudo aquele que gostava das músicas .
O " Sem Pernas " , ´que assim ficou por causa de tanto apanhar, é o mais revoltado de todos , perdendo toda a ilusão da vida .
O " Pirulito" é aquele que ainda reza , e busca a religiosidade .
"Dora " , depois de perder a Mãe com varíola , entra no trapiche juntamente com seu irmão menor " Zé Fuinha " e aprende tudo o que os menores já sabem , além de ajudar no trato dos mesmos .


Voltando ao enredo , temas com o cigarro , as drogas , a bebida , os roubos e o sexo são constante na trama que acaba  por unir o chefão da turma com a única mulher do bando .


Destaque para as cenas de oferendas , a cena do carrossel e a cena final .


A trilha sonora fica por conta do excelente  Carlinhos Brown , mas , ouve-se também vozes de Arnaldo Antunes e Marisa Monte .


Dessa forma, valeu a pena assistir a um clássico da literatura brasileira , na telinha , para poder assim , aprender um pouquinho mais sobre a história de Pedro Bala e Dora e dos " CAPITÃES DA AREIA " .



" Capitães da Areia " - Cecília Amado "

Um comentário: