Powered By Blogger

domingo, 16 de outubro de 2011

"Absinto " ou A Fada Verde

Considerada por muitos como a responsável por alucinações,ataques, loucura e suicídio
E largamente usada , principalmente nos países da  Europa  nos séculos XIX  e XX por artistas  e escritores , como Van Gogh, Rimbaud , Wilde , Charles Baudelaire , Paul Verlaine e Toulouse –Lautrec , o  “ABSINTO “ era a bebida da moda na Belle Epoque .



A bebida que era conhecida como FADA VERDE , preparada de uma mistura de ervas naturais, tem três ingredientes essenciais : anis, erva-doce e Artemísia absinthium , uma planta usada como remédio desde os tempos dos egípcios.


Ele é comumente servido com um torrão de açúcar e água para reduzir a graduação alcoólica .

O teor alcoólico do absinto é bastante elevado , entre  40-85% , mas no Brasil , por exemplo, o máximo permitido é de 54% .

Esse é o que tenho aqui em casa ....mas é muito forte mesmo...chega a queimar a boca .


O princípio ativo que leva toda a fama do absinto , chama-se thujone , que em doses muito altas , pode ser tóxico , pois se trata de um inibidor  GABA e isso pode levar a convulsões  se você ingerir uma certa quantidade. Mas, no absinto não há riscos de que o thujone  possa fazer mal , pois sobram mínimas dosagens após a destilação do processo , assim sendo os casos de alucinações relatados na época, provavelmente seria por alcoolismo propriamente dito e não pelo absinto.



De qualquer forma, os Estados Unidos , ainda é um dos únicos países que proíbem o consumo da bebida .

E com relação a Oscar Wilde , que  via tulipas nas pernas enquanto andava pela manhã , depois de uma noitada, bebendo absinto em bares ?  É ....os poetas são assim mesmo !!!


Um comentário: