Powered By Blogger

domingo, 14 de abril de 2019

"O Paciente - O Caso Tancredo Neves" OU A Verdade Sobre a Morte do Presidenciável



Excelente o filme "O Paciente - O Caso Tancredo Neves , do diretor Sérgio Rezende , que nos conta como foram os últimos dias do então primeiro presidente a ser empossado após o período de ditadura militar e que faleceu antes mesmo de sua posse.


O filme, mostra logo após Tancredo( Othon Bastos) ser votado indiretamente para ser o novo Presidente do Brasil, e depois, comemorando em sua casa, com seus familiares, e amigos .

Tudo certo para a posse , Antônio Brito ( Emílio Dantas ), Aécio Neves(Lucas Drummond), Tancredo Filho ( Mario Hermeto) , Dona Risoleta ( Esther Góes) e suas filhas, todos muito contentes com a vitória de Tancredo, quando ele começa a reclamar de uma dor na barriga.


É chamado o médico do congresso, o Dr Renault ( Otávio Muller) que ao examinar o Presidente, suspeita de uma apendicite.

Clama ao Presidente que ele deve procurar uma clínica especializada e até o hospital , mas, ele reluta em sair de casa 1 dia antes de sua posse.


O Dr Renault chama então , o colega cirurgião Dr Pinheiro (Leonardo Medeiros), que vai à casa do Presidente e também reafirma ser uma apendicite, com exames alterados e que é um caso de urgência.

Convence a família e o Presidente a irem ao hospital , e mais uma vez o mesmo reluta em submeter-se a uma cirurgia 1 dia antes de sua posse, com medo de o General Figueiredo não dar a faixa ao então Vice Presidente José Sarney, por desconfianças quanto ao mesmo.


A situação chega ao seu ápice e Tancredo tem que ir para a cirurgia, e lá, uma boa equipe o espera, como o anestesista ( Gustavo Machado ) , alem do Dr Freire ( Eucir de Souza), e o superintendente do Hospital de Base de Brasília .


A surpresa, foi que não havia apendicite e sim uma diverticulite ( uma inflamação do divertículo de Meckel), que foi retirado e feito sutura do local .

Mas, o presidente não terminou bem a cirurgia, tendo problemas respiratórios , quase indo a óbito naquele momento.

Os dias se passavam e ele não melhorava, tinha febre, vômitos, e a dor se manteve. Foi então chamado uma nova junta médica para ver o caso .


O mais famoso, Dr Pinotti ( Paulo Betti), veio do Incor-SP para ver se resolve o caso . Além deles, o médico mais respeitado pela família Neves (Emiliano Queiroz), e que eles tinham total confiança, foi chamado também .

Foi aventada a hipótese de obstrução intestinal e o presidente seria aberto pela segunda vez.

Nessa cirurgia, o Dr Pinotti entra em campo e constata que não havia obstrução . O paciente foi fechado novamente, e brigas entre Pinotti e Pinheiro, em um jogo de vaidades começa a acontecer no caso .


Declarações maldosas e acusatórias na imprensa coloca um médico contra o outro e o presidente continua não indo bem . Não melhora, e eles decidem levá-lo ao Incor em São Paulo, para uma melhor assistência.


É submetido a uma terceira cirurgia e infecções e hemorragias não são sanadas.

Depois de 39 dias da primeira cirurgia, o presidente Tancredo Neves vem a falecer, no dia 21/04/1985.

Foi uma comoção geral do povo brasileiro que acreditava nesse homem , que sequer conseguiu se empossar.

Agora era hora de seguirmos mesmo com José Sarney e apostar num Brasil melhor.


Quanto ao Tancredo, ficou para nós que seu caso foi muito mal conduzido, cheio de erros, mentiras, vaidades , resultando nesse fim trágico.

Ele realmente não merecia isso !

Ótimo filme, que foi baseado no livro de mesmo nome de Luís Mir.

Valeu a pena !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário