Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

" Praça Paris" OU Mais Que Sessões de Psicanálise





Estava mesmo querendo assistir a esse filme fazia tempo . "Praça Paris", da diretora Lúcia Murat, tem o Rio de Janeiro como base de suas filmagens.




O longa conta a história da psicoterapeuta Camila ( Joana de Verona), portuguesa, que vem ao Rio de Janeiro, especificamente na UERJ, para fazer uma pesquisa com relação à violência no Brasil.


Camila começa então fazer sessões em Glória ( Grace Passô), uma ascensorista da UERJ.




Glória, tem muitos problemas, e inicia suas sessões falando dos abusos que sofreu durante 5 anos de seu próprio pai em casa.


Jonas( Alex Brasil), seu irmão mais novo, na época era bem menor e mesmo assim, não aceitava o que o pai fazia com a irmã.




Jonas está preso, e Glória vai visita-lo todo final de semana na cadeia . Ela mora no morro da  Providência , e tem em Samuel (Digão Ribeiro), agora Moto taxista, um amigo e provável ficante .





Glória tem uma baixa auto estima de longo tempo, tanto é que nunca se relacionou com ninguém. Vive no seu mundinho do elevador e só ...




Camila aos poucos vai ficando horrorizada com as histórias contadas por Glória e isso vai lhe trazendo um pouco de insegurança na relação terapeuta/paciente.




Tiroteio no morro, visita na cadeia cancelada , Jonas um dos mandantes de ações contra a polícia, as coisas não vão bem para Glória e Camila se assusta cm tudo isso , mais ainda com a notícia de que Glória possa ter sido a própria executante da morte do pai e não o irmão Jonas , motivo do qual teria ido para a cadeia.




Em meio a abusos na infância, o fato de ser negra, pobre, viver na comunidade , ter um trabalho mínimo e sem perspectiva  de uma vida melhor, Glória joga tudo nas sessões de psicoterapia e acaba por confundir essa relação.




Camila não suporta toda essa pressão, e decide encerrar o trabalho . É não é fácil esse tema no Brasil, é bem puxado mesmo ...




O longa tem ainda Babu Santana como Pastor de uma igreja evangélica no morro.


O filme não é tão fácil, tem boas reflexões , mas, a ideia central é sempre aquela encontrada no nosso país : Pobreza, violência e desigualdade social.






Destaque para as canções " Lágrimas do Céu " na voz de Carminho e " Torno a Repetir" com voz de Roda do Samba da Pedra do Sal .
Valeu a pena!


Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário