Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

"Green Book:O Guia " OU Quer Saber O Que É Racismo?







Que filmaço é esse ? Com certeza, um dos melhores que já vi, relacionado ao tema do racismo.






O filme "Green Book : O Guia ", do diretor  Peter Farrely, começa com o auge da discoteca Copacabana, em Nova York, onde Tony Lip ( Viggo Mortensen) é o Maitre.






Com os problemas que toda casa noturna dá, uma certa noite, após uma briga, Tony botou uns caras pra fora , e após isso , A Boate Copacabana foi fechada .






Corria muito dinheiro, máfia , drogas e poderosos sempre estavam por ali, e esse último acontecimento não foi de agrado .






Com a boate fechada, Tony volta pra casa, e junto cm a mulher Dolores (Linda Cardellini), seus filhos, e parentes, que não saiam de sua casa , ficou sem emprego.






Participava até de quem comia mais cachorros quentes, para ver se ganhava uns dólares que ajudasse no orçamento da casa.






Mas, certo dia, através de uma indicação do dono da boate, ele foi até um endereço, em cima do Carnegie Hall, para ver um emprego de motorista.








Chegando lá, muita frescura, e mimimi, ele se depara com Don Shirley( Mahershala Ali), um excêntrico pianista de jazz, com um apartamento todo emperiquitado de badulaques e uma exigência fora do comum, que fez com que Tony saísse de lá sem o emprego.






Dias depois, recebe um telefonema, com o dobro do dinheiro anunciado e Tony então aceita ser o motorista do badalado músico.




O problema é que Don Shirlei era negro, e nos anos 60, os EUA ainda separava de forma veemente brancos de negros.








O Tour de Don Shirley será no sul, mais um problema, que é onde os EUA tem mais segregação ainda .




Na hora do contrato, Tony recebe um livro com indicações de restaurantes e hotéis onde negros são aceitos no sul, e esse é o Green Book .




Tony Lip era fanfarrão, despachado, comia com a mão mesmo os fast foods que comprava, não tinha papas na língua, e era racista.






No início, foi difícil a relação dos dois, Don Shirley era um gentleman, e qualquer fora do motorista , ele parava e queria de sua maneira, tentando educar o italianão.




Foi uma grande festa a viagem deles rumo ao sul, que ainda contava com outros dois músicos, que iam em outro carro, formando o Trio Shirley.




Em quase todos os lugares, tiveram problemas com a cor de Don Shirley e é aí que sentimos toda a dor de ser negro.






Tony estava lá  para salvar seu dono e patrão de todos os problemas, inclusive da prisão, quando foi pego com outro homem em situação embaraçosa.




Foi tocante a relação dos dois ao longo da estrada, até a última cidade, onde fariam um concerto de Natal .




Mas, foi nessa última parada que Don Shirley se cansou e se rebelou com tanta crueldade.




Na volta, ainda dirigiu um pouco do carro para que Tony chegasse em tempo na Ceia de Natal de sua família.






Excelente filme, e primorosas atuações tanto de Viggo quanto de Mahershala dignas de um Oscar.




Valeu muito a pena !




Eu recomendo !







Nenhum comentário:

Postar um comentário