Powered By Blogger

sábado, 8 de setembro de 2018

"Sem Pena" Ou Sistema Prisional Brasileiro


Assisti ao documentário "Sem Pena" do diretor Eugênio Puppo, que vai nos contar um pouco mais sobre o 3º maior sistema prisional do mundo ( Perdemos apenas para EUA e China), e as condições em que vivem os presos, o judiciário, a polícia, enfim ...

O filme de Eugênio Puppo, opta por não mostrar o rosto dos entrevistados, e sim o que eles falam, suas teorias, experiências e realidades vividas dentro de um presídio e fora dele .


O que podemos extrair do longa é que sempre os mais pobres estarão presos ( como dizia um depoente policial que existe uma cota para prender, e às vezes , um cara que tem dinheiro e comete um delito, esse a gente não  prende, abocanha uma graninha e prendemos o que roubou um shampoo, que não tem nada para nos dar, mas, entra na cota , nos números necessários para entregar à secretaria de segurança pública.

Assim, a corrupção de policiais e juízes fica bem clara nesses depoimentos e é claro que sabemos de tudo isso .


A impossibilidade de reinserção social dos presos é outro tema relatado, pois não se dá mesmo oportunidade a quem foi preso, e isso revolta demais , fazendo com que a reincidência atinja 75%, um número muito alto.

Outro tema abordado são os maus tratos às famílias dos presos, que têm que passar por humilhações  constantes em suas idas nas cadeias.


O que mais gostei foi a fala de um preso que fala em litígio de incluídos e excluídos, e diz por que você tem carro e eu não ? É por isso que eu roubo. Ah, mas, se você me roubar eu não vou ter carro e você vai, diz o roubado. O preso rebate : Aí o seu pai comprar outro para você!

Fica bem claro que o que mais rola é mesmo essa desigualdade social, que incomoda e revolta quem comete os crimes.


Há também uma sessão no fórum, onde um juiz julga um caso de uma senhora acusada de tráfico, somente porque foi encontrado um pacote de drogas no corredor de seu barraco. Será que era dela mesmo ?

Vale a pena assistir e fazer uma reflexão de tudo isso. Discutir com os amigos , gostei bastante.


Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário