Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

" Martírio" Ou Índios X Fazendeiros



Finalmente assisti ao filme " Martírio " dos diretores Vincent Carelli , Ernesto de carvalho e Tatiana Almeida.


Como são quase 3 horas de  exibição, dividi em duas partes para não ficar tão cansativo . Deu certo .




O filme, conta a saga do povo Guarani Kaiowá , que se estabelecem nas terras do mato Grosso do Sul, na região de Dourados e que sofrem com a violência dos latifundiários, da polícia federal, do agronegócio, dos fazendeiros, da fome  e miséria , e resistem com sua ideologia, do amor á terra e aos seus ancestrais, esperando que dias melhores aconteçam por ali.


O filme conta com vários depoimentos dos índios, de latifundiários, de políticos, de pacificadores, de reuniões na câmara e no senado e outros.




Várias manifestações de violência, vários casos até hoje são lembrados e mostrados, os parentes que foram mortos por essa violência e enterrados nas terras.


É uma luta diária, um dia após o outro e a raiva , o ódio em que está instituído nos 2 grupos do confronto é o que mais impressiona.




Bastou serem mortos 3 pessoas do grupo mais forte, mais poderoso, frente a dezenas , centenas de índios já exterminados, para acusarem os índios de assassinos.




Muito difícil toda essa situação, que desde a Guerra do Paraguai vem com essa problemática de demarcação de terras, devolução, expulsão , FUNAI , Governo do Lula, Dilma X interesse dos fazendeiros , a vinda de índios do Paraguai às terras brasileiras ...enfim ...






Uma hora escutamos que os índios são brasileiros e se são brasileiros têm que ter os mesmos direitos dos outros brasileiros, e assim conquistar, comprar as suas terras . Esse é um posicionamento !




Agora, como tudo isso começou? Por que eles teimam em dizer que essas terras são deles ?


Assunto para vários governos e acredito eu, que sem nenhuma resolução à curto prazo.




Mas, é essa a função do documentário: Informar, ensinar, mostrar e assim, ganhamos um pouco mais de conhecimento e visão sobre o assunto.




Valeu a pena !


Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário