Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

"Dedo na Ferida" Ou Capitalismo Especulativo










Assisti ao documentário " Dedo na Ferida " do diretor Silvio Tendler, que fala basicamente de um capitalismo especulativo.







O longa conta de várias entrevistas, com  jornalistas políticos, economistas, antropólogos e doutores no assunto que fala de uma austeridade econômica que liquida políticas sociais e  desregula o trabalho em vários países, como a Grécia por exemplo.







Personalidades como o cineasta Costa Grava, e o ex ministro grego Yanis Varoufakis, prestam o seus depoimentos frente essa situação calamitosa, em que o grande poderio dos BANCOS , faz com que a economia passe para um campo totalmente especulativo, sem crescimento e desenvolvimento algum aos países envolvidos.







Esse diapositivo mostra que as empresas mais rentáveis de 2016, 6 são BANCOS.






O documentário mostra também paralelamente, a história de Anderson Marinho Ribeiro, um podólogo que mora em Japeri, pega 2 trens para chegar até o seu trabalho, e demora mais de 2 horas para esse trajeto, levando uma vida difícil, trabalhosa,  com 4 horas de deslocamento por dia para poder levar algo para casa e sua família, mostrando que existe uma grande parcela da população que não faz parte da restrita faixa dos donos do mundo .







O longa também fala dos bancos comunitários, sucesso em alguns países da Europa, como a Alemanha, onde a população é a responsável pelo investimento do dinheiro .







Interessante, gostei de alguns pontos, ficarei com um pé atra´s com relação aos BANCOS.


Valeu a pena !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário