Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

"Sociedade dos Poetas Mortos" OU Ensaio Sobre Carpe Diem



Com direção de Lailson Nunes, fui assistir ao espetáculo "Sociedade dos Poetas Mortos" - Ensaio dobre Carpe Diem no Theatro Pedro II.

Gostei bastante da apresentação e direção  !

A peça que é adaptada, fala de uma escola preparatória tradicional, daquelas bem cartesianas , somente com meninos , onde um novo professor de literatura , que foi um ex-aluno, se prepara para dar início aos seus trabalhos.

O problema é que suas aulas não são nada ortodoxas, muito pelo contrário, ele instiga os alunos a serem diferentes, pensarem diferentes.


Não gostando muito das regras , chega até a pedir que os alunos rasguem as páginas do livro que a escola segue na disciplina.

O professor mexe com os alunos e acaba por apresentar-los a Sociedade dos Poetas Mortos .

Os alunos ficam muito curiosos sobre essa sociedade e vão ler sobre e se aprofundar sobre os temas pertinentes a ela.


Um dos alunos é muito cobrado pelo pai, que é rígido ao extremo, quer que o filho seja estudante de medicina , não aceitando nada além disso.

O problema é que esse aluno é apaixonado por representar e acaba por pegar o papel principal numa escola de teatro.

Com muita discussão e relutância, acaba por fazer a peça , mas, seu pai imediatamente força-o a largar o curso e seguir seus estudos para ser um médico.


Contrariado, toma uma decisão : O Suicídio .


O restante da história todos já devem sentir, já que esse tipo de morte é a pior possível para quem fica .


Ao finalizar o espetáculo , a também atriz e mãe Vania Kaleda, dá o seu depoimento com relação ao assunto, orientando a todos da plateia para ficarem atentos aos sinais de depressão das pessoas que conheçam e ajudarem o mais rápido possível afim de evitar essa trágica morte .

Vania Kaleda perdeu um filho , jovem , bonito e também artista dias desses .


Destaque para as intervenções no violão dos alunos cantando músicas do Renato Russo, assim como o retrato inicial do elenco , como uma fotografia de um álbum, com todo o elenco e o jogo de luz com as lanternas.

Elenco formado por Bruno Cesar, Cesar Dhy, Diego Anicézio,Diogo Rodrigues,Donizete Marabin, Gabriela Cubayachi, Harrison Novaes, José Angelo, Leonardo Rondi e Pedro Lupaquini.


Valeu a pena !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário