Powered By Blogger

terça-feira, 26 de setembro de 2017

"Divinas Divas" OU Ícones Travestis dos Anos 60



Assisti finalmente ao tão falado filme de Leandra leal, o seu primeiro como diretora , " Divinas Divas ", que conta a história das artistas travestis dos anos 60 no Brasil.




Tudo se passa no Teatro Rival , que comandado por Américo Leal , avô de Leandra, em plena ditadura militar, abriu as portas para os travestis apresentarem seus shows .




Nessa época, a garotinha e neta de Américo, Leandra, assistia a tudo isso , e depois de passado a geração do pai e da mãe , agora é ela quem administra o famoso teatro.




O documentário visa a reviver essa história, com a participação de 7 ou 8 travestis da época , que agora tem mais de 65 anos , para contar como foi esse início no Rio dos anos 60.




Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Fujika de Halliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios contaram suas histórias, suas passagens pelos palcos do Rio e do exterior como Paris e Nova York, os casos com homens ricos  e a amizade entre elas.




Vários números musicais podemos assistir no documentário, com todas elas montadas, revivendo toda aquela época marcada de preconceito.




Mesmo assim, as travestis eram atrizes, e assim, se misturavam a outros artistas na diversa gama de shows e sobreviviam dignamente na suas trajetórias, diferentemente dos dias de hoje, que travesti precisa se prostituir para  sobreviver.




O filme é obrigatório principalmente agora com a recente morte de Rogéria , um dos ícones do transformismo no Brasil.




Valeu muito a pena !




Eu recomendo !






Parabéns Leandra Leal pela iniciativa, luta e memória dessas guerreiras !




Num país que mata mais pessoas TRANS no mundo , o filme é essencial para fortalecer essa luta contra a intolerância.




"Divinas Divas "- Leandra Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário