Powered By Blogger

terça-feira, 29 de agosto de 2017

"BR 716" OU Comportamental !



Assisti ao filme de Domingos de Oliveira, " BR 716" , vencedor do Kikito de Melhor Filme o ano passado 2016, em Gramado.


O longa, passado no Rio de Janeiro, em Copacabana, na Rua Barata Ribeiro, número 716, no apartamento de Felipe ( Caio Blat).




O apartamento dado pelo pai ( Daniel Dantas) ao filho que formara engenheiro e casara-se (Maria Ribeiro ) tinha uns 250 m2 , e era o local das mais loucas e alucinantes festas psicodélicas dos anos 60 .




Isso porque, Felipe se separava, já que sua mulher o trocara pelo meu amigo (Àlamo Facó), uma apunhalada nas costas do então engenheiro que queria ser escritor, e não ganhava um centavo atualmente, vivendo somente do dinheiro de herança de uma avó.


O pai, preocupado com a bebedeira do filho , do dinheiro que não entrava , foi ter uma conversa com o mesmo, não adiantando em quase nada .




Felipe fazia festas homéricas no apartamento que durava mais de  24 horas, com bebidas, música, seus amigos, sexo , uma esbórnia geral . Tinha até a dança da cordinha !






Regado à amizade, mulheres, amor, poesia e a boemia , Felipe era adorado por todos, e nutria um sentimento enorme às mulheres que amava, e agora era a vez de Gilda ( Sophie Charlotte) que também conhecera em uma de suas festas.




Gilda queria ser cantora e encantava com seu charme . Felipe era louco por ela . Mas tinha também uma outra mulher , que conheceu também em seu apartamento em uma das festas , que ele ficou louco ....e assim era sua caminhada ...



Toda essa psicodelia e balbúrdia somente acaba com o início do golpe de 64 , retratado com algumas cenas reais.




Ótimo filme, ótima fotografia, ótima atuação de Caio Blat ( pra variar) e perfeito em avaliarmos o comportamento humano numa época que não voltará jamais.




Valeu a pena !




Eu recomendo !  




"BR716" - Domingos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário