Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

"Nise - O Coração da Loucura" OU Os Caminhos da Psiquiatria



Esperava ansioso para assistir a esse filme e as minhas expectativas foram superadas .


"Nise - O Coração da Loucura " do diretor Roberto Berliner é de uma sensibilidade ímpar , e com certeza deixará você mudado ao assisti-lo.


O filme mostra a história , ou parte dela da psiquiatra Nise da Silveira, que nascida em Maceió, parte para o Rio de Janeiro .



Lá, no período da intentona comunista , é acusada de ter posse de livros marxistas e é presa por 18 meses.



O filme começa após Nise sair da prisão e retomar sua vida médica .


Ela vai trabalhar no Hospital Psiquiátrico de Engenho de Dentro e a priori encontra dificuldades para se estabelecer no meio de psiquiatras homens e a favor de práticas como o eletrochoque e a lobotomia.


Assim, Nise ( Glória Pires ) é jogada para uma área onde os médicos não dão a mínima : O setor de terapia ocupacional .


Ela foi com humildade , limpou o salão , teve problemas com o enfermeiro Lima ( Augusto Madeira ) que achincalhava os pacientes, promovia brigas como se fora de animais e não queria por a mão no batente.


Junto a Lima, tinha também a enfermeira Ivone ( Roberta Rodrigues ) , que desde o início ajudou Nise a mudar o local , promovendo algo mais saudável .


Aos poucos, Nise começou a recrutar os pacientes e a leva-los para o salão a praticar atividades de pinturas, arte em geral e a observá-los.


Almir (Felipe Rocha ) é outro enfermeiro do hospital que se interessava por artes , acabou também por juntar-se a Nise em suas atividades.


Nise foi a pioneira no campo da terapia ocupacional no Brasil e trabalhou além da pintura com os pacientes , a observação e também o uso dos animais como co- terapeutas  nas doenças psiquiátricas.


Os clientes como eram chamados os pacientes  tinham alto grau de esquizofrenia e tinham altas crises  agudas, agressivas e perigosas.


Mas, com a chegada de Nise , tudo isso mudou e melhorou e muito , deixando os médicos que se inclinavam à terapia agressiva meio sem graça.


Claudio Jaborandy , Simone Mazzer, Roney Vivela, Bernardo Marinho, Flavio Bauraqui, Fabricio Boliveira, Julio Adrião  era o time de atores que interpretaram dignamente os pacientes psiquiátricos em questão .


Fernando Eiras era Mário , marido de Nise da Silveira . Tadeu Aguiar interpretava um dos psiquiatras do Hospital .


As obras de arte produzidas pelos clientes era de se  apaixonar e deixar qualquer crítico de arte fora da casinha.


Filme que tem que ser visto por todos da área médica e claro, também os que não fazem parte dessa complicada e delicada especialidade médica .

Para mim, uma das melhores atuações de Glória Pires no cinema !


Valeu muito a pena !


Eu recomendo !

"Nise - O Coração da Loucura" - Roberto Berliner

Nenhum comentário:

Postar um comentário