Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de março de 2012

"Mano Brown X MV Bill " Ou Negro Drama

O livro "Palavra Cruzada - O Jogo da Entrevista " de Júlio Maria , traz vários entrevistados famosos e me chamou muito a atenção as palavras desses dois Rappers , falando de suas respectivas comunidades , do negro , do tráfico , da elite, da polícia , do branco e da influência do Rap e suas letras .
Assim , segue um pouco do que cada um pensa sobre esses assuntos numa entrevista que mesmo acontecendo há alguns anos , continua sempre muito atual e imutável .



Mano Brown


Mano Brown diz que o rap leva às pessoas das comunidades a idéia de que elas têm de se unir nos momentos de dor, de perda, de insegurança. Cada um é o seu próprio líder.
Sempre achou que a cadeira do Presidente , é um lugar solitário , pois o cara chega lá em cima e acaba sendo um alvo. Com certeza os que estão ao lado, mesmo estando juntos, estão lutando por benefícios pessoais . Exemplifica com o ex Presidente Lula, que seria mais útil fora do governo do que dentro , pois serviu de uma figura de enfeite, manipulado a todo o momento para cá e para lá , os amigos roubando e ele não podendo falar nada, o amigo dando mancada e ele , nada , porque estava lá apenas como uma ilustração . Se ele mandasse mesmo diria logo de cara , “ sai todo mundo “ , “ são todos safados “.
Falando do rap , Mano diz que ele não se relaciona com a violência e sim, ele vive a violência, ele nasce dentro . Ele não relata a vida dos outros , fala da sua própria vida e às vezes isso vem cheio de mágoa porque fala de seres humanos.E como você vai narrar uma história de desigualdade social sem raiva , friamente como faz o Papa, por exemplo ?  O rapper tem raiva , tem ódio, xinga , cai em contradição.

MV Bill

 
Para MV Bill , a vida inteira dos negros pós África, foi ignorada pelos brancos e diz ainda que  os negros são muito desunidos. Os meios de comunicação  fomentam a idéia de que o preto é secundário e de que não têm papéis importantes na sociedade.
MV Bill fala que não tem ódio do branco, apenas não quer depender dele . É contra o tráfico de drogas, mas diz que a força maior está fora da favela. Os grandes traficantes não são os moradores das comunidades .E agora tudo  está sendo mais comentado, ganhou a proporção das grandes cidades , começou a causar reflexo na família real ,que não sabia que seu filho fumava um baseado, que sua filha era viciada em cocaína e que o marido tinha dívidas como traficante. Enquanto só o favelado morria com isso, ninguém comentava nada. Mas, uma coisa é certa : Quem mais financia o tráfico de drogas são as elites, a favela não tem dinheiro  para bancar tudo isso . 


"Negro Drama " - Racionais Mc's

2 comentários: