Powered By Blogger

terça-feira, 13 de março de 2012

"A Suprema Felicidade" Ou Não Existe Felicidade , Apenas Alegria


Sempre quis assistir a esse filme , e dessa vez, acabei assistindo " A Suprema Felicidade " de Arnaldo Jabor .
O filme , mostra uma Rio de Janeiro , nos anos de 1945 , findando a Segunda Guerra Mundial , e a história do garoto Paulinho , de 8 anos , mostrando as fases de seu crescimento , desde a infância  onde assistia as brigas de seus pais  Marco ( Dan Stulbach ) e Sofia ( Mariana Lima ) e estudava num colégio jesuíta .


Assistia às aulas do padre (Ary Fontoura ) que insistia em falar do " vício solitário " e tinha como melhor amigo o "Cabeção " . Depois , Paulinho tem que lidar com as frustrações do pai, que não conseguiu ser um piloto de jato , assim como suas saídas misteriosas à noite de casa , deixando sua mãe bem irritada com a situação . Assim, se aproxima de seu avô Noel ( Marco Nanini ) , que dá um show no filme , com soberba atuação , que o inicia bem cedo na noite carioca, principalmente por causa da música .


Aí, Paulo ( Jayme Matarazzo), conhece Deise ( Maria Flor ) , e fica apaixonado, mas logo perde a ilusão , vendo que a mesma não lhe serviria .Passa então a ser um frequentador assíduo da noite carioca , principalmente da zona de prostituição .


Nessas idas e vindas, encontra seu pai e os dois acabam nutrindo um desejo pela mesma mulher , Marilyn, de 16 anos, que está na noite para tirar a roupa para os clientes a mando da mãe( Maria Luisa Mendonça ) , sustentando a mesma e seu cafetão.Tudo pode mudar com esse novo acontecimento . Cada um traça o seu destino, suas emoções e o autor nos acaba convencendo que " Nada é só bom ou nada é só ruim ."


Destaque para Marco Nanini , que com o papel do avô Noel rouba a cena principal do filme, com suas frases de efeito , como a que diz para Paulinho em dado momento do filme  " Ninguém é feliz , com sorte dá para ser alegre . A vida gosta de quem gosta dela...mas, um a vez , uma vez, eu fui feliz (...) durou uns 10 minutos, depois passou ."


A participação bem espirituosa de João Miguel que faz o pipoqueiro Bené , que adora falar de sexo, brincando com frases  para os adolescentes e amigos que frequentam o seu carrinho .


Elke Maravilha , participa como a avó de Paulinho  e aparece  muito bem também .


Temas como sexo ,  prostituição , homossexualismo , a crítica à igreja católica , boemia ,conflito familiar, adultério , felicidade e o amor   são os ingredientes desse longa  de Jabor  que começa com uma frase de Drummond  :
... As coisas findas ,
    mais do que as lindas ,
    ficarão ...


A nostalgia de uma Rio de Janeiro dos anos 40 , o samba e o carnaval , as luzes e as estrelas  da cidade maravilhosa , dão um colorido maior ao filme além de sua trilha sonora , muito bem selecionada e de gosto refinado .

Então, se você ainda tem algumas indagações como por exemplo : Você é feliz ? Eu sou feliz ?  E o que é a felicidade ? Veja se você encontra essas respostas assistindo " A Suprema Felicidade " .


" A Suprema Felicidade " - Arnaldo Jabor

Nenhum comentário:

Postar um comentário