Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de março de 2012

"VALSA COM BASHIR " Ou Horrores de Uma Guerra no Líbano


O ganhador do prêmio de melhor filme estrangeiro do Globo de Ouro de 2009 , e do César de cinema Francês, também para melhor filme estrangeiro , além de ter sido um dos indicados ao Oscar do mesmo ano , " Valsa Com Bashir " , do diretor Ari Folman , é tudo o que pode se chamar de algo inusitado .


 É um longa, ou melhor , um documentário , porém praticamente todo em animação . O filme conta a trágica história da Guerra do Líbano em 1982/1983 , e o enorme genocídio de refugiados civis Palestinos e Libaneses.


Na verdade,  o filme fala da tentativa da reconstrução das memórias da guerra . Baseado em fatos reais , o diretor de cinema Ari Folman , vai em busca de seu passado , devido  ao encontro de um amigo de guerra, que insiste em saber o que aconteceu na mesma , já que sua memória encontra -se toda fragmentada .


Assim , o diretor corre em busca  da verdade , através de encontros com seus amigos de infantaria . Tudo vai sendo clareado a partir desses encontros  e a história do massacre nos é mostrada nua e crua , ou disfarçada pela brilhante forma que o mesmo teve de nos mostrar,  que foi através da animação .


Dando um aspecto histórico , vale lembrar que o massacre de Sabra e Chatila  em 1982, foi efetuado por uma milícia falangista  cristã Libanesa em resposta ao assassinato  de Bashir Gemayel , presidente eleito do Líbano em 1982 e líder da milícia cristã  de extrema direita  apoiada por Israel .


O documentário é muito interessante , destaque para a sua primeira cena com os cães indo atormentar através de sonhos um dos homens que lá estiveram . A cena do sonho com uma mulher que acolhe o homem da infantaria e o leva para o mar . A cena da praia  , onde os soldados saem da água , as cenas de combate , dos tanques de guerra e principalmente a cena final, onde o diretor nos surpreende com cenas reais agora e não de animação , depois do massacre  em Sabra e Chatila , tentando mostrar que tudo aquilo que tínhamos assistido antes, mesmo sendo através de um desenho , era a dura realidade .


Destaque para a forma com que nos é mostrada os sonhos dos homens de guerra, as cores do desenho , variando conforme os momentos e a compreensão psicológica do mesmos em cores frias ou quentes .


Parabéns pela inovação e pela história que nos foi contada de mais um dos tristes capítulos da história mundial , marcado por guerras , sejam elas  de caráter sócio econômico , territorial ou religioso .


Eu recomendo !


"Valsa com Bashir " - Ari Folman

Nenhum comentário:

Postar um comentário