Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de março de 2012

"Augusto Cury e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto " Ou Quando a Palavra encontra a Música .

Ontem, 29/03/2012 , no Theatro Pedro II , o psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor Augusto Cury , considerado o autor mais lido da década de 2001-2010 no Brasil , esteve junto à uma platéia seleta , assim como a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto , que após explanações do autor , tocava com todo o primor , sob a regência do Regente Gian Luigi Zampieri .

Augusto Cury iniciou seu discurso falando da incidência de pessoas doentes hoje em dia , da comparação do passado com o presente , tecendo a respeito de todo o aparato tecnológico e científico que temos nos dias de hoje , contra o pequeno desenvolvimento que tínhamos em décadas passadas , porém , com mais pessoas doentes da psique hoje em dia do que no passado .

Falou da percentagem de jovens que apresentam sintomas depressivos, assim como de timidez , da fragilidade  dessa geração e da provável incidência de doenças e transtornos psicológicos  para uma grande parcela da população até os dias finais da vida .

O pensamento foi colocado em questão , o Eu e a dificuldade e o medo  em se auto conhecer e de criarmos vínculos .

Tudo isso , falava e exemplificava com aspectos da vida de Ludwig Van Beethoven , que em um dado momento de sua vida , entrou em depressão e pensou em suicidar-se.



Nos intervalos  dos discursos , a Orquestra , tocava obras desse fabuloso e gênio compositor , evidenciando esses aspectos da palavra nas composições de outrora.

Finalizando , Augusto Cury , através de suas palavras , faz com que pensamos em como desenvolver uma mente saudável em uma sociedade estressante , centralizando todas as nossas forças e descobertas e apostando todas as fichas no nosso " Eu" .

Foi uma noite agradável !









Nenhum comentário:

Postar um comentário