Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de maio de 2022

" Deux" OU Amar, Verbo Intransitivo.


 Que filmaço eu tinha nas mãos por muito tempo e não havia ainda assistido. Que bom que assisti na companhia de minha mãe.

Falo de " Deux " ou na tradução brasileira " Nós Duas " filme francês de 2019 dirigido por Filippo Meneghetti.

No filme, Nina ( Barbara Sukowa ) e Madeleine ( Martine Chevallier) vivem um romance secreto por anos. No entanto, um evento inesperado vira de ponta cabeça esse relacionamento, levando a filha de Madeleine, Anne ( Léa Drucker ) a descobrir, aos poucos, a verdade sobre elas.

Foi escolhido como o representante francês ao Oscar de Melhor Filme Internacional, mas não foi selecionado.

O filme se inicia com uma linda e curiosa cena, onde duas crianças brincam em um lugar cheio de árvores, e na brincadeira do esconde esconde, uma acaba desaparecendo.

Depois, corta para a já fase de senhoras mulheres de Nina, uma guia de turismo, que conheceu Madá em Roma e a partir dali as duas nunca mais se desgrudaram.

Vivem de frente uma para outra no mesmo prédio, mas na prática, compartilham sempre a casa de Madá.

Nina somente sai dali quando tem alguma visita ou os filhos de Madá : Anne e Frederic  ( Jerome Varanfrain), além do neto Theo ( Augustin Reynes), fazem uma visita. 

As duas estão decididas a se mudar da França e irem morar juntas na Itália, e o dia para Madá contar isso é o dia de seu aniversário, com a casa cheia com os filhos, uma boa oportunidade.

Madá já colocou anúncio de venda do apartamento e um corretor já fez a oferta. 

Mas, as coisas não saem como o esperado e combinado e Madá tem um AVC em sua casa, bem depois de um desentendimento com Nina por causa do assunto da mudança.

Aí a vida da Nina vira um transtorno. Os filhos colocam a cuidadora Muriel ( Muriel Benazeraf) no apartamento da mãe e como é que Nina vai ficar com a amada ?

Nina se desdobra, faz um circo para que esteja sempre por perto de Madá. Muriel desconfia dessa atitude da vizinha e as duas acabam por fazer um acordo.

Madá tem uma piora segundo os filhos e vai agora para um asilo, já que Anne descobre toda a história da mãe.

Nina não consegue viver sem Madá e fará de tudo para tê-la de volta em seus braços.

Um romance belíssimo, com muita emoção, amor incondicional, um aprendizado para todos nós, uma aula sobre o envelhecimento, o preconceito, a falta do entendimento entre pais e filhos e muito mais.

Um filme carregado na sensibilidade e na belíssima música de Betty Curtis " Sul Mio Carro ".

Valeu a pena ! Recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário